Os trabalhadores que produzem as cédulas e moedas usadas pelos brasileiros são muito unidos. Mais uma vez a Festa do dia dos moedeiros mostrou que não é a toa que essa categoria se considera, e se chama de, família moedeira. A comemoração do dia dos trabalhadores moedeiros, 26 de julho, é uma tradição que vem desde Portugal, por ser dia de Sant’anna, a padroeira da categoria. A data é lembrada em nosso país desde a criação da Casa da Moeda do Brasil em 1694.
Neste ano a festa ocorreu no sábado, dia 30 de julho, na sede social de Santa Cruz. Centenas de moedeiros e moedeiras, além de seus familiares e convidados participaram de um dia muito animado, com muita comida, música, sorteios e diversão para a criançada. O presidente do sindicato, Roni de Oliveira, recepcionou os convidados e as autoridades presentes fazendo as honras da casa em nome de todos os trabalhadores.
Aluizio Junior, que é pré-candidato a deputado estadual pelo PSB, presidente do sindicato no mandato anterior, destacou em sua fala que há muitos anos que o Sindicato Nacional do Moedeiros organiza uma festa para lembrar essa data, que até pouco tempo atrás era um feriado interno na empresa, e que, se for atendida a reivindicação lembrada por Aluizio e que a reportagem escutou também de outros trabalhadores, um dia voltará a ser.
Aluizio parabenizou Roni por sua gestão, que por sua vez destacou a importância da eleição de um sindicalista para a ALERJ. O prestígio da categoria moedeira e sua relevância para todas as outras categorias de servidores e trabalhadores públicos foram mais uma vez confirmados pela qualidade da representação parlamentar que esteve presente participando o evento. Tudo isso fruto da luta dos trabalhadores moedeiros que em conjunto com seu sindicato impediu a privatização da empresa que era dada como quase certa pelo governo.
Os parlamentares que estiveram presentes foram Alessandro Molon, Jandira Fhegali, Glauber Braga, Chico D’Angelo, amigos das horas difíceis dos moedeiros, provados na luta, já que todos esses tiveram um papel destacado na defesa da Casa da Moeda e na luta contra sua privatização e sucateamento.
Outras personalidades que estiveram no evento foram Carlos Santana, ex-deputado federal por cinco mandatos, Valter Leitura e Fernando Simões representando a Frente Brasil Popular, Jorge Dahl, representante da Coordenação Nacional de Entidades Negras, Duda Queiroga, vice-presidenta da CUT-RJ, o companheiro Marcelinho da CUT Nacional, Leonardo Rocha do diretório de Duque de Caxias do PSB, Edson Francisco, representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Empresa, Fátima Monteiro do MNU, Direção do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro CRT/RJ, Direção da Associação dos Empregados da Nuclep, Direção da Associação dos Empregados da Casa da Moeda do Brasil, Paulo da Rocinha e Celina representando a CTB, Renildo e Ricardo e Rodrigo representando os trabalhadores da Nuclep. Olindino do Conselho Regional dos Técnicos e Bozó do Sintergia e do Conselho Regional dos Técnicos. entre outros.
Com tanta animação e fartura, o encontro entre amigos passou rápido, o que não passará jamais são as boas lembranças que um dia especial como esse deixa gravado nos corações daqueles que participaram.