Vereadores de Duque de Caxias falaram sobre as obras em andamento no município e expectativas para o semestre
A primeira sessão plenária da Câmara de Duque de Caxias do segundo semestre de 2025, aconteceu na terça-feira (05), após o recesso parlamentar de julho. Na ocasião, os vereadores Serginho (MDB), Michele Tavares (PDT), Junior Uios (MDB) e Giorgio Monteiro (PP) que estavam licenciados por terem assumidos secretarias municipais, retornaram aos cargos. Outra novidade na 20ª Legislatura é o vereador Saulo Henrique (PL) que substitui a vereadora Nana (PL), atual secretária de Proteção Animal.
A pedido do presidente Claudio Thomaz (PRD), a vereadora Delza de Oliveira (MDB), secretariando os trabalhos da Mesa Diretora, fez a leitura das mensagens do Executivo encaminhando projetos de lei, das indicações da Casa, requerimentos e processos.
Antes de abrir para as manifestações, o presidente falou sobre o retorno das sessões e dos trabalhos na Câmara, focando na democracia e na responsabilidade com a população. “A pluralidade de ideias fortalece o parlamento desta Casa e engrandece cada vez mais o debate, mas é fundamental que mesmo com opiniões diferentes, prevaleça sempre entre nós o respeito mútuo, o espírito institucional e o compromisso com o interesse coletivo”, exaltou ele.
Manifestações
O vereador Saulo Henrique agradeceu a oportunidade de estar no mandato. “Não foi fácil chegar aqui, e eu irei dar meu melhor para defender toda uma população que espera por dias melhores”, disse ele se comprometendo em buscar políticas públicas, especialmente, para a terceira idade e os jovens.
O início da reforma da quadra poliesportiva e da praça Francisco Gonçalves Moura, no Dr. Laureano, foram algumas das obras citadas pelo vereador Wendell (SD). “Sou um incentivador do esporte. Ali vão entrar uma escolinha de futebol, uma ginástica, pois isso faz parte da vida das pessoas”.
O vereador Marquinho Dentista (Republicanos) lembrou os feitos do Executivo no primeiro semestre e citou as melhorias no Parque Lafaiete e região. “A gente que vive nos bairros e conhece de perto as dificuldades da população, sabe que é importante ter o apoio do Executivo”, enfatizou ele.
Também apontando para diversas obras que estão sendo realizadas, Michel Reis (SD) comentou sobre o atendimento a uma de suas indicações. “Hoje, posso acompanhar a tão sonhada área de lazer que está sendo construída para os moradores do Paraopeba e do Sarapuí”.
Já as empresas Gaia Service Tech e Vigília Brasil foram novamente contestadas pelo vereador Clovinho Sempre Junto (PDT), que cobrou ações da Secretaria Municipal de Saúde. “A Gaia demitiu os funcionários em junho e, até hoje, não pagou um real a eles. A Vigília Brasil também, até hoje, não homologou o pagamento dos funcionários. Cobro que olhem para esta situação”.
Retornando ao Legislativo, o vereador Junior Uios, falou dos seus desafios enquanto esteve à frente da Secretaria da Pessoa com Deficiência e reforçou o seu compromisso com a comunidade. “Eu pude realizar um trabalho junto à população PCD. Eu não preciso de um mandato de vereador ou de uma secretaria para defender uma bandeira, uma luta pelas pessoas com deficiência”.
De volta à Câmara, o vereador Serginho, ex-secretário de Esportes, ressaltou ações da pasta, entre eles, o projeto Aqui tem Esporte, e lamentou os cortes ocorridos. “O prefeito decidiu um corte de 90% de toda a estrutura da Secretaria de Esportes, apesar de ter um orçamento aprovado por esta Casa de R$20 milhões, incluindo emendas impositivas. Cerca de R$14 milhões foram retirados a título de remanejamento”, lamentou.
Em vista dos cortes, o vereador Alex Freitas (Republicanos) citou os desafios do governo de Netinho Reis. “A gestão tem o compromisso com o pagamento dos servidores em dia. No início, foram feitos alguns cortes porque a folha não poderia continuar como estava senão se tornaria inviável”, disse ele, alertando para os concursos públicos que abrirão diversas vagas de emprego.
Por sua vez, a vereadora Juliana do Táxi (PL) exaltou obras, como a inauguração da Fundec e a implantação do Ônibus Tarifa Zero no Beira Mar. “É a primeira vez que vejo minha região sendo atendida. O Tarifa Zero não será só no Beira Mar. Estão fazendo a rota para ele passar na 14 de Julho. Esta é uma vitória da 20ª Legislatura”.
Voltando à Câmara Michele Tavares (PDT) também fez um breve relato do período em que esteve como secretária de Proteção Animal. No seu discurso, ela também focou na Campanha Agosto Lilás. “É o mês de enfrentamento à violência contra a mulher. A violência de gênero segue sendo tratada com indiferença institucional e descaso social”, disse ela, apontando para casos recentes e reiterando pedido à Câmara para a criação da Procuradoria da Mulher.
A vereadora Andreia Zito (PV) cobrou o atendimento as suas demandas tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da população. “Sou oposição, mas nosso objetivo é sempre trabalhar pela população, por isso, falo dos nossos projetos que foram aprovados, mas ainda não sancionados, assim como das nossas indicações que não foram atendidas”.
Já o vereador Catiti (PDT) citou as ações que têm ocorrido no primeiro distrito, oriundos dos seus pedidos. “Todas as ruas dos bairros Bela Vista e Engenho do Porto estão sendo contempladas. E agora mais uma indicação nossa vai sair do papel para a construção de mais uma escola bilíngue no campo do Caladão”.
Marquinho Oi (União) também se mostrou satisfeito com a reforma da praça Maria Fernandes de Araújo, no Periquito, e com a UBS do Centenário, um sonho antigo de seu mandato. “Foi nossa indicação parlamentar em 2020. Sou muito grato a Deus”.
Em seguida, foi a vez da vereadora Delza de Oliveira falar sobre a entrega dos uniformes escolares pela prefeitura e da construção de creches. “Uma creche está sendo no Centenário e fiz também fiz uma indicação para uma creche na Vila São Luiz. Quando os políticos se unem, quem ganha é a população”, ressaltou ela.
Quanto os avanços na saúde, o vereador Junior Reis (MDB) citou uma reportagem da TV Globo. “Quando vi fiquei emocionado. SUS de qualidade em Duque de Caxias. Por isso, temos que trabalhar todos os dias em prol da população”.
Também se manifestou na tribuna o vereador Moisés Neguinho (PP). “Fico feliz de poder caminhar ao lado do canal Jacatirão, que viveu a céu aberto há décadas, mas que agora será dada a continuidade à canalização do bairro Itatiaia ao Sarapuí”.
Ainda falando em melhorias, agora no bairro Parque João Pessoa, o vereador Leandro Enfermeiro (PRD) agradeceu o Executivo. “Metade do bairro não era asfaltada, não tinha saneamento básico, mas as obras chegaram. Agradeço também a sanção da lei de minha autoria que garante aos alunos das escolas municipais a realização de exames de vista dentro das próprias instituições”.
Finalizando as manifestações na tribuna, o vereador e líder de governo, Eduardo Moreira (MDB), deu boas-vidas aos vereadores e enumerou as diversas obras do Executivo já entregues e outras em andamento. “Nós temos muito a fazer pela cidade e, com certeza, com esta Casa, vamos fazer a melhor gestão já vista em Duque de Caxias”.
Projetos aprovados
Ainda na sessão plenária de 05/08, foram aprovados por 26 votos favoráveis, em discussão única, dois Projetos de Decretos Legislativos, nos quais a Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara aprova as contas das gestões referentes aos exercícios de 2015 e 2016 do ex-prefeito Alexandre Cardoso.
Também foram aprovados, em dois turnos, por 26 votos favoráveis, a mensagem do Executivo que dispõe sobre o projeto de Anistia Fiscal de juros e multas; e o Projeto de Emenda à Lei Orgânica (PELOM), assinado por 10 vereadores, modificando o art. 153 da LOM fim de dispor sobre a publicação dos atos oficiais.
Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo