Pansera apresentou ao prefeito Fabiano Horta balanço das ações à frente do ICTIM

NACIONAL

Maricá tem se destacado com diversos projetos de desenvolvimento tecnológico, pesquisa e formação. Neste contexto, o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) apresentou, recentemente, para o prefeito Fabiano Horta um balanço das principais ações realizadas entre 2020 e 2023. Criada em dezembro de 2019, o ICTIM é uma autarquia municipal, que serve de apoio para desenvolver projetos transversais na área de Ciência, Tecnologia e Inovação junto às secretarias e demais órgãos municipais.

A apresentação, que aconteceu em 7/2, foi em torno de quatro eixos de atuação do ICTIM: Educação Politécnica, Núcleo de Tecnologia em Saúde, Encomendas Tecnológicas e Inovação Social. No primeiro eixo, destaque aos projetos de Pós-graduação, de qualificação profissional e o Sim, Eu Posso, que trata sobre a erradicação do analfabetismo. Como exemplo de Inovação Social, o presidente do ICTIM, Celso Pansera, destacou o sistema de incubadoras, cujo objetivo é, a médio prazo, abrir possibilidades às famílias assistidas pelos projetos sociais da prefeitura criarem pequenos negócios para a complementação da renda familiar, tornando-as menos dependentes destes programas. “Nestes três anos de funcionamento do ICTIM, conseguimos elaborar e botar para funcionar diversos projetos estruturantes que terão impacto no desenvolvimento social e econômico da cidade. Agradecemos a confiança do prefeito Fabiano Horta pelo apoio recebido neste processo”, destacou Pansera.

Outro destaque citado pelo presidente do ICTIM é o Bem-viver Alimentar, criado com o intuito de estruturar um Arranjo Produtivo Local (APL) em alimentação saudável. O programa já conta com três novas empresas inovadoras instaladas na cidade, 310 famílias cadastradas com interesse em produzir alimentos, entre outras ações em vigor. Pansera anunciou para breve a inauguração do Espaço Nave – Casa da Ciência, que contará com Planetário, Observatório, sala de aula interativa, espaço maker e sala de exposições em Itaipuaçu. No radar, também a assinatura de um convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) para a implantação de um laboratório de Biotecnologia na área de Saúde. A programação do ICTIM conta, ainda, com um convênio junto ao Instituto Federal Fluminense (IFF) para a realização de cursos técnicos, cujo início do programa será março deste ano.

“O ICTIM entrega um conjunto de ações importantes para o desenvolvimento tecnológico, pesquisa e formação na cidade de Maricá. Tem um conjunto de aparelhos, de convênios que a gente tem feito que, sem dúvida nenhuma, tem qualificado e despertado no maricaense o espírito da pesquisa e da busca tecnológica como um valor contemporâneo. Então, o ICTIM tem cumprido um papel fundamental para fomentar a atração do saber acadêmico para Maricá e, acima de tudo, o desenvolvimento tecnológico e econômico para a cidade”, ressaltou o prefeito de Maricá, Fabiano Horta.

Ex-ministro do governo Dilma Rousseff, Celso Pansera será o novo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O convite foi feito pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, em janeiro. A Finep é um dos principais órgãos de fomento à inovação no Brasil e exerce a função de Secretaria Executiva do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), principal fonte de financiamento público da Ciência brasileira.