Quando falamos em segurança pública na Baixada Fluminense e no Estado do Rio de Janeiro, o nome do Coronel Francisco D’Ambrosio sempre estará presente como referência no trabalho de combate a violência urbana. Com uma carreira constituída na competência, profissionalismo e disciplina, ele já comandou o 20º Batalhão da Polícia Militar em Mesquita, abrangendo também os municípios de Nova Iguaçu e Nilópolis e assumiu o 1º Comando de policiamento da Baixada Fluminense- CPB. Atualmente o Coronel D’Ambrosio está a frente da Secretaria de Ordem Pública, Defesa Civil e Trânsito de São João de Meriti.
Sobre o trabalho realizado pelo Coronel D’Ambrosio na Baixada Fluminense destaca-se a inauguração do Projeto “Equoterapia Renovar”, que funciona desde 2003, dentro da estrutura operacional do 20º BPM, no município de Mesquita. O Espaço Terapeutico, que tem o seu nome é uma homenagem por sua contribuição para a criação deste importante projeto, que atende cerca de 50 crianças e adultos em diversas faixas etárias. O trabalho é voltado para pessoas com deficiência e limitações motoras, que atende em três etapas; físico, psicológico e emocional. São necessários cerca de 30 minutos sobre o cavalo acompanhados pelos instrutores. Ainda sobre este projeto, Coronel D’Ambrosio formula um pedido especial ao Coronel Luiz Henrique Pires, Secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro. no sentido de que o Projeto continue tendo seu funcionamento priorizado, locando o GAM (Emissão de Guia de Arrecadação Municipal) em outro espaço na Baixada Fluminense, sabendo da total importância de ambos trabalhos para a sociedade.
Em uma entrevista exclusiva, ele nos diz que hoje 500 homens trabalham na secretaria, com uma estrutura tendo 3 sub secretários nas divisões de Defesa Civil, trânsito e transporte; além do trabalho de autorização e fiscalização de feiras livres, quiosques e camelôs. ” É muito importante destacar a parceria com a Polícia Civil e Militar, a integração com o Governo do Estado. Essa integração com os órgãos de segurança proporciona a agilidade do nosso trabalho, sendo a realização de operações policiais no combate ao furto de motos na cidade, diminuindo o índice de roubos e delitos no trânsito”, enfatizou o secretário.
Outro importante destaque é o Sistema Integrado de Monitoramento, inaugurado no final do ano passado. O município de São João de Meriti ganhou reforço especial na segurança pública, funcionando na Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Meriti, a Central funciona 24horas e tem 90 câmeras espalhadas em pontos estratégicos da cidade. Para a realização deste trabalho a secretaria treinou agentes para o sistema de monitoração e imagens, que ajudam na prevenção de crimes, no policiamento ostensivo e em investigações da Polícia Civil.
Finalizando Coronel D’Ambrosio agradece ao Dr João , prefeito de São João de Meriti pela confiança; ao Delegado Bruno Henrique de Abreu Menezes da 64ª DP.
“A vida é luta e trabalho e estamos aqui realizando um trabalho árduo, mas gratificante, buscando sempre a melhor qualidade de vida e diminuindo os índices de violência, oferecendo mais tranquilidade para nossa população”, reinterou o secretário.