O projeto foi votado em plenário da Alerj e recebeu aprovação da maioria dos parlamentares
Aprovado em plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o projeto de lei de autoria do deputado Max Lemos (PROS), que determina que a Ponte da Integração, que liga os municípios de São Francisco de Itabapoana a São João da Barra, no Norte Fluminense, receba o nome de Ponte Deputado João Peixoto, em homenagem ao parlamentar que lutou pela construção da via, e que morreu em 2020 em decorrência da Covid-19.
“A aprovação é uma justa homenagem, pois é um reconhecimento da luta que João Peixoto teve por esta ponte. Lembro que, mesmo antes de ter meu mandato de deputado estadual, vi meu querido Peixotinho falar da necessidade desta ponte que, graças ao empenho do governador Cláudio Castro, está sendo construída. Nada mais justo, que uma pessoa da região, do interior, que com o seu jeito peculiar trouxe este grande investimento para os moradores destas cidades, tenha o seu nome eternizado neste local”, declarou Max Lemos.
A via, que servirá como uma das principais rotas de escoamento de diversos produtos, beneficia também os moradores de Campos dos Goytacazes. As obras eram aguardadas há mais de 40 anos pela população. A estrutura de 1.344 metros encurtará a viagem entre os dois municípios em até 80 quilômetros, e poderá beneficiar produtores rurais, alavancar o turismo e gerar empregos.
Reconhecimento
Casado e pai de três filhos, em sua terra natal, Campos dos Goytacazes, João Peixoto exerceu as funções de secretário municipal da Agricultura e vereador, chegando a presidir a Comissão de Obras da Câmara.
Presidente do Sindicato dos Motoristas, foi deputado estadual do Rio de Janeiro pelo Democracia Cristã (DC) por seis mandatos, período em que chegou a ser presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).
Faleceu no dia 30 de setembro de 2020 em um hospital de Campos dos Goytacazes, devido a complicações da COVID 19.