Secretaria de Infraestrutura e Obras tem cedido maquinário a municípios que sofrem com as fortes chuvas da estação
Para amenizar os estragos causados pelos temporais característicos do verão fluminense, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, está enviando máquinas a diversas regiões do Rio. Na quarta-feira (12), os equipamentos cedidos pelo órgão – que disponibiliza desde escavadeiras e retroescavadeiras a caminhões vacol – chegaram aos municípios de Laje do Muriaé, Aperibé e Cachoeira de Macacu.
Durante a semana, já foram beneficiadas pela cessão de maquinário as cidades de Carmo, Trajano de Moraes e São Sebastião do Alto (Região Serrana), Rio Claro (Médio Paraíba) e Paulo de Frontin (Centro-Sul). Os municípios solicitaram ajuda à gestão estadual após decretarem estado de emergência.
O secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, reafirmou o compromisso de prestar assistência em momentos de necessidade. “Além dos milhões investidos em prevenção de desastres naturais em regiões que sofrem com as chuvas desta época do ano, sempre estaremos à disposição para prestar socorro com a estrutura necessária. Muitos municípios têm dificuldades com máquinas e caminhões nos momentos de calamidade e, por isso, nós oferecemos ajuda”, concluiu.
Os equipamentos são utilizados em desobstrução e limpeza de vias, remoção de entulhos, desentupimento de bueiros e desassoreamento de rios e córregos, além de auxiliar Bombeiros e Defesa Civil em áreas de deslizamentos de terra, interdição e demolição de residências condenadas.
Na parceria entre estado e municípios, cabe às prefeituras mobilizar funcionários para a mão de obra e, à secretaria, garantir a ação de operadores das máquinas e motoristas dos caminhões.