Vereadores reforçam apoio à educação e à valorização dos profissionais em Duque de Caxias

DUQUE DE CAXIAS

Com a presença de integrantes do SEPE/DC nas galerias da Câmara, os parlamentares comentaram ações do governo e reiteraram a urgência no reajuste salarial e na realização de concurso público

A educação no município de Duque de Caxias foi um dos principais temas abordados pelos vereadores na sessão plenária de 24/04. Integrantes do SEPE/DC estiveram presentes nas galerias da Câmara e acompanharam as manifestações dos parlamentares. Durante a sessão, o presidente Claudio Thomaz (PRD) pediu um minuto de silêncio em homenagem ao Papa Francisco, falecido no último dia 21.

A vereadora Andreia Zito (PV) novamente cobrou o reajuste salarial para os servidores que estão aguardando há nove anos e mostrou-se preocupada com a queda do IDEB em Duque de Caxias. “É inadmissível querer colocar na conta dos professores a queda do ensino no município. O que precisamos é de um Plano Municipal para que possamos buscar realmente a melhoria no IDEB”.  

Para o plano, Andreia Zito disse que é preciso ouvir o SEPE, professores, alunos e os pais e ainda reiterou o pedido de uma audiência pública para discutir a educação.

O vereador Leone (MDB) enfatizou que a educação é um dos principais focos da atual gestão municipal e que, desde o início, o prefeito Netinho Reis tem buscado ações em outros municípios, como em Sobral (CE), onde o método da educação é referência no país. Leone também lembrou a fala do presidente Claudio Thomaz na sessão de 17/04. “Já foi determinado pelo prefeito Netinho Reis que a equipe técnica da Fazenda venha tratar do reajuste salarial para que ele seja feito com responsabilidade”.

O vereador Catiti (PDT) também comentou a situação dos servidores públicos, em especial, da educação, apontando que a Câmara vem trabalhando para conquistas no setor, como o material didático que vai ser distribuído, o uniforme escolar e o reajuste salarial. “É condição para o professor em sala de aula ter os instrumentos necessários para poder fazer o seu melhor”.

O presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, vereador Alex Freitas (Republicanos), enumerou diversas ações do governo municipal para a educação, assim como projetos de sua autoria, a saída da empresa Cootrab do município e o diálogo com o SEPE/DC. “Essa Casa sempre teve o diálogo aberto com o Sindicato dos Professores, com o servidor público, com os aposentados. Esta Casa sempre esteve a favor de vocês”.

Alex Freitas citou ainda a preocupação do prefeito Netinho Reis com o servidor público através da realização de concursos para os agentes de endemias e de saúde, para a Guarda Municipal, para a educação, a divulgação do calendário de pagamento, a reforma administrativa, entre outras ações.

O presidente Claudio Thomaz parabenizou a postura de Alex Freitas frente à Comissão de Educação e Cultura. “Vossa Excelência tem mostrado muito empenho e dedicação em prol dos servidores públicos do nosso município”.

Líder de governo, o vereador Eduardo Moreira (MDB) listou que 31 unidades escolares estão sendo reformadas, nove escolas e 15 creches estão em execução em diversos bairros e ainda há processos de licitação para mais oito escolas e duas creches. “Eu tenho certeza de que nenhum prefeito, nestes últimos anos, investiu tanto na educação pública da nossa cidade, em apenas quatro meses”.  

Eduardo Moreira explicou que a folha de pagamento do município com os professores é de quase R$40 milhões. “Hoje, esta cidade tem seus servidores recebendo em dia e com calendário de pagamento. Prefeito Netinho Reis já falou que o compromisso desse governo é abrir concurso público para contratar dois mil professores”.

 

UBS da Vila Urussaí

O vereador Leone falou do lançamento da obra de construção da nova UBS da Vila Urussaí que era tão esperada pelos moradores. “Uma região que, por tanto tempo, foi esquecida pelo poder público e, nos últimos anos, ele tem se feito presente com obras estruturantes, de combate às enchentes, drenagem, pavimentação, iluminação pública, escol, creche, praça e, agora, mais uma conquista que é a nova UBS”.

Violência contra a mulher

Um recente caso de feminicídio no bairro do Pilar foi abordado pelo vereador Serginho do Pilar (PP), na sessão de 24/04. “Essas situações nos entristecem. Vemos mulheres sendo agredidas, maltratadas, humilhadas e assassinadas pelos seus companheiros e o crime de feminicídio vem crescendo”.

Até o momento, conforme apurou Serginho do Pilar, aconteceram 107 casos de feminicídio no estado. Para ele, são necessárias ações do poder público que garantam a segurança e a dignidade das mulheres. Ele citou o empenho da administração municipal através do Programa Abraço Mulher. “Vai acolher as mulheres vítimas de violência doméstica e, com certeza, vai dar toda legalidade, amparo e acolhimento a elas”.

O vereador Junior Reis (MDB) comentou que o projeto de lei do deputado federal Gutemberg Reis (MDB) para que os agressores de mulheres passem a usar tornozeleira eletrônica foi sancionado pelo presidente Lula. “É um projeto muito relevante que vai contribuir muito para diminuir com estas atrocidades, onde o quando o agressor se aproximar da vítima, ela vai receber uma mensagem pelo celular”.

Transporte público

A audiência pública sobre o transporte, ocorrida em 16/04, ainda rende comentários em plenário, diante das justificativas dos representantes do Setransduc (Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários em Duque de Caxias). “Eles voltam aos seus patrões e nada acontece. O povo clama por respeito e por um transporte público decente”, disse o vereador Catiti.

“Tenho andado por diversos municípios para ver como eles estão subsidiando o transporte público”, explicou o vereador, apontando a necessidade da redução do preço da passagem e da colocação de ônibus novos e seguros. Catiti ainda solicitou ao prefeito Netinho Reis a implantação do ônibus tarifa Zero nos lugares que são mal atendidos pelas empresas União, Trell e outras que não têm responsabilidade com a população, segundo ele.

A vereadora Juliana do Táxi (PL), também solicitante da audiência pública, reiterou que a Câmara está atenta e fiscalizando a questão do transporte público. “Nem que seja criada uma CPI, que a gente exija que o poder público volte com as linhas que já existiam no nosso município”. O vereador Anderson Lopes (Republicanos) também se manifestou: “essas empresas maltratam o povo, além dos ônibus estarem sucateados, os elevadores não funcionam. É um problema terrível que ocorre nos quatro distritos”.      

Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo