Prefeito por três vezes em Duque de Caxias e avaliado como o melhor prefeito do Brasil nos seus dois primeiros mandatos, José Camilo Zito dos Santos Filho, está de volta a cena política da cidade, contrariando muitas vozes que diziam que ele estava acabado politicamente. O lançamento de sua pré-candidatura à prefeito da Federação Brasil da Esperança que reúne os partidos PT, PV e PC do B, no último dia 1 de abril, contou com a presença maciça de uma parte da população que quer ver mudanças no município.
Além de lideranças municipais, estaduais e federais que foram apoiar sua candidatura. Mais maduro, Zito diz que como morador do bairro Dr. Laureado, também quer que as mudanças façam de Duque de Caxias um lugar melhor para todos os moradores. Em uma entrevista exclusiva ao Jornal Imprensa, ele nos fala o por que de sua pré-candidatura estar nas ruas da cidade.
Jornal Imprensa: Qual a importância da sua pré-candidatura à prefeito na sua vida política?
Zito: A importância da gratidão ao povo que me recebeu com um ano de idade e me deu tudo que hoje, sou muito grato a Deus, sempre tive muita força de vontade de ir à luta. A população me deu credibilidade e confiou em mim e me fez vereador, deputado e prefeito três vezes. Fiz certamente algumas coisas imperfeitas, mas a maioria perfeitas. Até mesmas as imperfeitas acabamos entendendo, hoje mais maduro.
Não o golpe do lixo, que foi um golpe, por que eles tinham medo que eu chegasse a governador, deram um golpe mesmo na cidade, mas me atingiram e eu fique muito triste. Porque a população acreditou que fosse uma vontade minha, falta de capacidade governamental e não foi. Foi um golpe político, orquestrado pelo governo estadual, o governo no município do Rio, que usava o Aterro Sanitário e alguns personagens políticos da cidade. Mas, o tempo passou e hoje me vejo como pré-candidato a prefeito novamente pela necessidade que a cidade demostra. Eu moro aqui, eu vivo aqui, eu sinto tudo o que acontece minuto à minuto nessa cidade. Estou retornando sem atacar ninguém, quando chegar a campanha, será uma campanha sem ódio. Cada um dá o que tem, cada um faz o que faz, cada um mostra sua capacidade.
Acho que hoje quem perdeu muito foi a cidade, foi a população. É inadmissível que o funcionalismo público fique nove anos sem revisão, sem aumento salarial. Tem doze anos que eu saí da prefeitura e nenhum concurso público tenha sido feito e nem tenha um calendário de pagamento para o funcionalismo ativo e inativo. É inadmissível o que fizeram com o IPMDC; o que é feito como os 470 milhões mensal de arrecadação do município? O que foi feito com os 600 milhões de reais da venda da CEDAE? Essas coisas me fazem retornar a vida pública. É inadmissível que a cidade tenha hoje um jeito de governar com interesse político de dominar os bens públicos e os bens públicos não são para os políticos e sim para o povo. E não tendo concurso público e educação de qualidade aumenta os índices de criminalidade, aumenta a violência Temos que mudar essa metodologia de fazer política. Precisamos pensar hoje em construir uma nova cidade com modernidade.
Não pode continuar na cidade esta bagunça que se instalou aqui, por onde quer que você vá. É o comércio e os carros nas calçadas e o morador tem que andar no meio das ruas , vai no centro de Duque de Caxias e você vê os trabalhadores informais na frente das lojas. Fui prefeito por três vezes e sempre os profissionais informais tiveram voz, vez e espaço para trabalhar. Hoje já penso em duas ruas no centro da cidade para acomodar os trabalhadores informais, locais bem movimentados e com estrutura para esses trabalhadores. Não é apenas uma questão de organizar, tem que saber organizar e ter coragem.
Nos meus mandatos trabalhei muito a questão do asfalto, iluminação pública, o desemprego. Mas agora o olhar para a cidade tem que ser a renovação, a modernidade, é uma nova cidade, é o metrô, são as barcas. Esteve em Brasília e apresentei o pleito do Metrô para a Baixada Fluminense, da Pavuna para São João de Meriti Nova Iguaçu, Belford Roxo e Duque de Caxias saindo na BR040 e ali fazemos um terminal trazendo os BRTs.
Isso é modernidade. Já levei o pedido de nossa cidade ter um escola de ensino de segundo grau na área de petróleo e gás, para termos mão de obra para a Refinaria Duque de Caxias, para não ser preciso trazermos mão de obra qualificada de outros estados.
Estive em Brasília e conversei com vários ministros sobre a implantação das escolas de tempo integral em nossa cidade. Nós temos uma população de um milhão de habitantes, nossa arrecadação é altíssima. Precisamos de CEFETs em cada distrito da cidade. Assim também como levar o Colégio Pedro II para cada distrito. Vamos trabalhar para isso. Se Deus permitir e a população assim entender que serei prefeito novamente, vamos fazer uma auditoria e passar pente fino 100% na cidade e quem deve vai pagar.
Infelizmente as enchentes voltaram muito pior do que eram antes, os montinhos de lixo estão por toda parte na cidade, isso é visível.
Vamos organizar a cidade e dou 100 dias para termos uma cidade nova. Essa é a meta, a bagunça vai acabar.
O tempo é o Senhor da razão, nosso país, estado e cidade vão melhorar. Eu acredito.
Jornal Imprensa: Como você recebe a sua pré-candidatura a prefeito na Federação Brasil da Esperança?
Zito: Estou muito feliz. Nosso desejo é que nossa cidade seja uma das maiores do Estado do Rio de Janeiro, senão for a maior, porque nós vamos disputar com a Capital. Hoje o que eu tenho, as ideias e as pessoas que vou escolher para caminhar ao meu lado terão que ter essa responsabilidade. Pude perceber em Brasília que todos estão preparados para ajudar aqueles que querem fazer pelos menos favorecidos. Quero agradecer ao apoio e o incentivo da presidente do PT Gleise Hoffmann e a todos que estiveram comigo durante início dessa caminhada, inclusive os membros dos três partidos da Federação Brasil da Esperança; PT, PV e PC do B; e a todos que estiveram comigo no pré-lançamento de nossa campanha.
Aline Rangel é pré-candidata a vice da Federação Brasil Esperança
O nome de uma mulher, mãe e trabalhadora representa muito hoje no cenário político de Duque de Caxias, ela á a jovem Aline Rangel, que será a vice ao lado de José Camilo Zito dos Santos Filho, pré-candidato a prefeito pela Federação Brasil Esperança.
No dia 1 de abril, dia do lançamento das pré-candidaturas, Aline disse que a partir de agora tem uma tarefa, uma missão que é percorrer os quatro distritos do município dialogando e ouvindo os moradores.
“Eu como mulher me sinto muito orgulhosa e honrada pelo PT de ter sido indicada para essa missão e poder estar representando todas as mulheres do nosso município dentro desta chapa. Deixo uma mensagem aos leitores da importância das próximas eleições, é um momento para se refletir tudo o que estamos vivendo atualmente no nosso município. Devemos escolher o que queremos para os próximos quatro anos para nossa cidade. Sei a luta diária, principalmente para as mulheres, para termos mais dignidade junto as nossas famílias. Quero representar as mulheres para que elas sejam cada vez mais valorizadas e tenho certeza que vou representa-las com determinação”, arrematou a pré-candidata a vice de Zito.