Mostra de cinema lusófono na Espanha apresenta dia dedicado ao cinema brasileiro

DUQUE DE CAXIAS

Uma Ponte Com a Lusofonía, estreia na Galiza dois filmes da nova geração brasileira no Museu MARCO

Neste sábado, 4 de novembro, Abella Producións apresenta duas novas produções cinematográficas brasileiras que estrearam na Galiza, no Museu MARCO de Vigo. A mostra tem organização e curadoria de André de Oliveira, ex-secretário de cultura da cidade de Duque de Caxias. Serão exibidos os filmes:
O curta O Voo, de Igor Barradas, e o longa Mato Seco em Chamas, de Ardiley Queiroz e Joana Pimenta.

Os dois filmes serão exibidos pela primeira vez ao público galego e retratam o Brasil da atualidade, trazendo narrativas e lugares da periferia brasileira. Os dois filmes foram rodados no período do governo anterior do país e também refletem a realidade desse período turbulento vivido no Brasil, com forte crítica social.

Mato Seco em Chamas percorreu diversas competições internacionais como os festivais de Berlim, Toronto, Nova Iorque, Jeonju, IDFA, Viennale, Torino e os prémios conquistados em Mar del Plata, Cinéma du Réel e IndieLisboa.

O voo é o mais recente filme produzido pelo cineclube Mate Com Angu. É um filme híbrido onde se misturam documentário e fábula. A partir das ruínas causadas pelas crises econômicas vividas no país e com a narrativa de um drone que explora estes vestígios urbanos para descobrir alguma poesia por detrás da destruição.

Esta será a segunda sessão agendada do Uma Ponte com a Lusofonía III, que terá continuidade nos dias 11 e 18 de novembro. Todas as sessões são gratuitas e têm início às 19h no Museu de Arte Contemporânea de Vigo-MARCO.

A mostra conta com o apoio da Deputación de Pontevedra, do Concello de Vigo e do Centro Cultural Camões de Vigo.