Max Lemos propõe educação em saúde mental nas escolas para prevenir o suicídio

NACIONAL

O governo implementará programas de educação em saúde mental nas escolas, instituições de ensino superior e locais de trabalho para aumentar a conscientização sobre a importância da saúde mental. Este é o teor do Projeto de Lei 4556/23, apresentado pelo deputado federal Max Lemos, do PDT fluminense.

Campanhas públicas serão promovidas para conscientizar sobre os sinais de alerta do suicídio e recursos disponíveis para ajuda. Além disso, profissionais de saúde, assistentes sociais, professores e outros trabalhadores envolvidos em serviços públicos serão treinados para identificar e avaliar o risco de suicídio em seus pacientes ou clientes.

A proposta também cria uma linha de apoio telefônico 24 horas, gratuita e sigilosa, para pessoas em crise emocional ou que estejam pensando em cometer o suicídio.

“Pesquisas e evidências mostram que a implementação de políticas de prevenção do suicídio pode efetivamente reduzir as taxas de suicídio. Este projeto de lei estabelecerá um conjunto de estratégias e ações direcionadas à prevenção, com base nas melhores práticas disponíveis”, justifica Max Lemos.