André Lazaroni: O Brasil precisa de política pública e projeto amplo de desenvolvimento

FALANDO VERDADES

Nosso entrevistado neste edição é o jovem político André Lazaroni (PV), pré-candidato a deputado federal. Nascido em uma família tradicionalmente política, desde os 12 anos acompanhou a mãe Dalva Lazaroni, a primeira vereadora eleita no município de Duque de Caxias, escritora, professora, historiadora, da qual ele diz que “tenho muito orgulho de minha mãe, pelo seu trabalho, sua reputação ilibada e por toda sua trajetória”.

Quando foi candidato pela primeira vez aos 23 anos não parou mais e foram 4 mandatos consecutivos como deputado estadual, André Lazaroni foi secretário de estado em três períodos. Como secretário de Estado de Esporte e Lazer em 2013, no Governo de Sérgio Cabral Filho; em 2017 como secretário de Estado de Cultura no Governo de Luiz Fernando Pezão e mais recentemente foi secretário estadual de Governo com Cláudio Castro.

Advogado especialista em direito ambiental, Lazaroni foi responsável pela proibição da comercialização de madeira sem o certificado do IBAMA; da criação do código ambiental do Estado do Rio de Janeiro; a instalação do Batalhão de Polícia Florestal e do Meio Ambiente (BPFMA) no Parque da Tijuca e a Lei que criou o Selo Verde para as empresas que promovem o destino final adequado para os resíduos plásticos.

Sobre seu retorno ao Partido Verde, ele nos diz que é como retornar para casa. “As vezes quero ficar longe da política, mas a política e o povo me chama de volta e esse retorno ao PV diz muito sobre isso”, avalia Lazaroni.

Sobre a próxima eleição André Lazaroni diz que nosso país vive hoje uma involução. “O governo de Bolsonaro trouxe de volta a fome e a miséria para o povo brasileiro, 63% da população não tem como pagar suas contas . O Partido Verde faz parte da Federação com PT e PC do B e vamos nessa luta eleger Lula, para que o país possa viver um projeto amplo de desenvolvimento”, desabafa.

Ainda sobre as conjunturas políticas, Lazaroni não esconde sua admiração pelo Governador Claúdio Castro, principalmente pela sua capacidade de articulação. “ Ele pegou um governo completamente desestruturado e seu trabalho está levando voôs maiores para o Estado do Rio de Janeiro. Para o senado fico com a experiência de André Ceciliano”, finalizou.

Lugar interessante – Cabo Frio
Tipo de comida – Bife, batata frita, arroz e feijão
Restaurante – Margutta
Data de nascimento – 3 de dezembro de 1976
Livro – Sofri, chorei, tive muito amor (Dalva Lazaroni)
Música – Rock – músicas de Cazuza e Barão Vermelho
Político – Jesus Cristo
Sonho – Ver o Brasil sem miséria, sem fome, com mais oportunidades para todos, com mais sustentabilidade, com cidadania.
Realização- Ter realizado o maior projeto de esportes e não ter fechado nenhum equipamento da Cultura, ter convencido a equipe de trabalho em se empenhar, mesmo com quatro meses com o pagamento em atraso.
Amigo – Pedro Smith
Ator – Lima Duarte/ Wagner Moura
Atriz – Thaís Araújo
Cantor – Tim Maia
Cantora – Eliz Regina
Saudade – Minha mãe
Quem levaria para uma ilha deserta – Beatriz, minha esposa
Quem não levaria para uma ilha deserta – Bolsonaro
Mensagem – Fé na vida, fé no Brasil. Fé é uma palavra tão pequeninina que representa muitas coisas.