Está acontecendo desde o dia 8 à 11 de novembro(2022) o evento que reuniu 2 mil startaps ligadas a tecnologia, inovação e negócos no espaço Píer Mauá – RJ.
O evento que é considerado o maior da América Latina, não só por seus 50 mil m² de estrutura, 26 arenas e mais de 700 palestrantes, mas sim, porque contará com grandes empresários e influenciadores de renome mundial, como Juliette(ex-bbb), Rebeca Andrade(ginasta), Bruce Dicknson (Vocalista do Iron Maiden), Leonardo Almeida (Diretor do Google), Boca Rosa (influenciadora) e outras personalidades.
Uma das arenas desse mundo metaverso e tecnológico, é a “Sociedade 5.0” que compôs uma proposta de modelo de organização social em que as tecnologias são utilizadas para criar soluções com foco nas necessidades humanas.
Segundo Michelle Beatrice (Mica), arquiteta e curadora de uma das arenas do evento, a “Sociedade 5.0”, o objetivo do espaço é mostrar o ser humano como centro da inovação e da transformação tecnológica. Essa ideia será base de 48 painéis com mais de 90 palestrantes na Arena, da 2ª. Edição da Rio Innovation Week.
Com a Curadoria da Mica Arquitetura, parcerias e apoio de grandes empresas e órgão públicos como Prefeitura do RJ, Eletrobrás, PRODERJ, UFRJ, Stellantis, Artplan, entre outras, a arena contará com experiências em metaverso, mais de 2 mil startaps e o total de 700 palestrantes que falarão de temas ligados a inovação, para reposicionar as tecnologias em benefício do homem.
“É necessário o envolvimento e a liderança de organizações, representantes da administração públicas, das empresas e de toda a área técnica , melhorando e ajustando práticas de gestão pública, planejando a integração das tecnologias e criando e inovando para uma transição segura à era da sociedade super inteligente.” Afirmou Mica
A agenda traz temas como Smartcities e Mobilidade Humana – Vantagens competitivas das cidades inclusivas e saudáveis, Impactos da Indústria 5.0, VLTização e o uso de dados para a mobilidade urbana, Emprego de drones pelo governo, Blockchain, Gestão e Segurança da Informação, Ressignificação do conforto e experiências tecnológicas no mercado corporativo e em espaços coletivos, bem como as possibilidades da tecnologia 5G para o setor público, conexões para o futuro: o Parque Tecnológico da UFRJ como laboratório vivo, Baia Reinventada da Guanabara: Integração e Inovação de Usos por Commodities Primárias, entre outros.
O maior desafio da Arena “Sociedade 5.0”, é unir todas as interfaces multidisciplinares para o planejamento, adequação e implantação das tecnologias para prover os serviços necessários para o bem-estar a qualquer hora, em qualquer lugar e para qualquer pessoa.