Deputado Federal Ricardo Da Karol liberta Magé do pedágio

NACIONAL

Além da Saída do Pedágio de Magé o Deputado incluiu um viaduto na altura da entrada de Mauá que possibilitará o retorno mais curto para a população de Piabetá e Mauá, o projeto será inserido no processo da nova concessão

O deputado Ricardo da Karol visitando o local onde será instalado o viaduto

Há mais de 25 anos o município de Magé vem sofrendo com as praças de pedágio, ao todo, 3 praças cobrem o município, que tem cerca de 250 mil habitantes.
Em março deste ano o Deputado Federal Ricardo da Karol(PSC), foi recebido pelo Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes para tratar sobre o término da concessão da empresa que administra o Pedágio na Rodovia Rio – Teresópolis, na ocasião, Ricardo apresentou uma proposta, que foi o resultado de várias audiências públicas, reuniões e manifestações do movimento Magé Sem Pedágio e da Sociedade Civil Organizada, essa proposta foi nomeada Proposta Número 2, que após ter sido analisada pelo corpo técnico do Ministério foi aprovada.

Antes desta proposta apresentada pelo Deputado Ricardo da Karol, várias autoridades tentaram intervir para a saída do pedágio apresentando propostas que não tinham a aprovação da população, como por exemplo, a proposta número 1 que levaria a Praça do Pedágio do KM 133 (Bongaba), para o KM 127 (Suruí), ou seja, não resolveria o problema dos Mageenses.

Em nota o Deputado falou sobre a oportunidade que teve em levar a proposta que foi elaborada através das audiências públicas realizada pelo Movimento Magé sem Pedágio e pela Sociedade Civil Organizada.
Falou também sobre a economia que o Mageense fará com a construção de mais um viaduto da entrada de Piabetá:

“Tive a oportunidade de levar ao Ministro Tarcísio no início do ano uma proposta mostrando que tinha sim um caminho para que Magé fosse contemplada, apresentamos a proposta que verdadeiramente atenderia a população Mageense e finalmente deixaria Magé Livre do Pedágio, o Ministro prontamente nos atendeu, na ocasião aproveitei e falei da importância de instalar um viadulto na entrada de Piabetá, esse viaduto vai ser muito importante, vai atender aproximadamente 60 % da população do Município e vai fazer com que os moradores do distrito de Mauá e de Piabetá economizem cerca de 8 kms do percurso de ida e volta para o trabalho não precisando fazer o retorno em Suruí pra quem vai em direção ao Rio” Ressaltou o Deputado Ricardo da Karol.

Em suas redes sociais Ricardo publicou um vídeo agradecendo ao Ministro Tarcísio, que ressaltou, o resultado positivo da reunião com o Deputado e ainda anunciou a possibilidade da construção de mais um viaduto próximo as entradas de Mauá e Piabetá.

“Deputado Ricardo da Karol, primeiro foi uma alegria recebê-lo graças aquela reunião tivemos a oportunidade de reestudar a questão da distribuição dos pedágios os fluxos, redirecionamos as praças do pedágio tiramos então de Magé, que foi uma conquista importante acho que a população de Magé e do Rio de Janeiro, ficou muito satisfeita, então, a gente tem condição agora de prosseguir com a nova concessão, que deverá ser liberada em breve pelo TCU, acredito que no início do ano que vem, no mais tardar vamos ter a concessão que vai trazer muito investimento para o Rio de Janeiro e para a Baixada Fluminense, pois, temos o Arco, além de toda BR 116, até Governador Valadares. Discutimos a questão do viaduto de Piabetá que eu acho que é uma intervenção importante e que cabe dentro dessa concessão, então, nossa equipe vai fazer as análises técnicas, vai verificar a viabilidade para colocar dentro do projeto, vai ser mais uma conquista dentro dessa concessão importante que vamos fazer” disse o Ministro.

A licitação para a exploração do serviço está prevista para ocorrer até o início de 2022. Pois, o projeto de concessão está em análise no Tribunal de Contas da União (TCU), desde o dia 21 de junho deste ano, e a previsão para que emita o parecer é até o fim de 2021.

O ministro da Infraestrutura, esteve recentemente visitando as obras na BR-493, via que liga Magé a Itaboraí. As obras estavam paralisadas desde 2018 e foram retomadas no último dia 1º de julho, antes da entrega da rodovia à iniciativa privada. A previsão é que os trabalhos de pavimentação, duplicação de pistas e de recapeamento sejam concluídos em até 270 dias, ou seja, em nove meses. R$ 19,5 milhões estão sendo investidos nesse trecho entre Manilha e Santa Guilhermina.