O Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA) formou mais de 200 mestres e doutores vocacionados para melhorar o cenário de Duque de Caxias e entorno.
O Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA) da Unigranrio é um programa na área interdisciplinar avaliado com nota 4 pela CAPES. Já formou dezena de Mestres e Doutores que atuam na Baixada Fluminense. São professores e pesquisadores nas Artes, atuando em escolas e Secretarias de educação, espaços culturais.
Fabiana Assis da Cruz fez o Mestrado na Unigranrio e atualmente cursa o Doutorado. Ela conta sobre a relação com a instituição:
– A Unigranrio faz parte da minha vida profissional desde a graduação. Hoje, cursando Doutorado, após concluir o Mestrado na instituição, percebo tamanha contribuição da Unigranrio para minha vida e em tudo aquilo que conquistei. Tenho muito orgulho de ser uma professora dos anos iniciais, aluna oriunda da escola pública e que tenho a oportunidade estudar numa universidade que me acolheu sempre, há mais de 20 anos. Compartilhar o que aprendo em um lugar que respeita a minha origem e quem eu sou é uma das minhas maiores realizações, disse Fabiana Assis da Cruz, Professora II de Duque de Caxias.
Fabiana Assis pesquisa a formação continuada de professores dos anos iniciais. Há outras pesquisas de estudantes sobre temas como representação de mulheres indígenas, quilombolas, mulheres na capoeira, pesquisas com educação e tecnologias, teatro, gênero nas escolas, entre outras.
O PPGHCA funciona desde 2008, com aulas presenciais na Unigranrio, em Duque de Caxias e conta com um quadro de professores com as mais distintas formações, como Letras, Ciências Sociais, Pedagogia, Comunicação Social, História, Psicologia, já que a proposta do programa é ajudar os alunos a compreenderem questões complexas e que necessitam do diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, como questões de gênero, artísticas, violência, patrimônio e memória social, redes sociais e tecnologias, entre outras, com ênfase na realidade da Baixada Fluminense.
A infraestrutura do PPGHCA conta com salas de orientação equipadas (computador com acesso à Internet e a diferentes bases de dados), permitindo aos docentes e discentes fazerem suas pesquisas, bem como atender os seus alunos e orientandos.
Há, ainda, um anfiteatro/auditório dedicado às defesas de dissertações e teses, e a eventos conduzidos pelo programa. A formação, apesar de teórica, ajuda em muitos ganhos na carreira do profissional:
– Nossos alunos, além de conhecerem teorias e autores que embasam discussões atuais, desenvolvem competências técnicas no mundo da educação e pesquisa, pois aprendem a selecionar metodologias, relacionar diferentes áreas para a busca de soluções de problemas profissionais e como organizar eventos científicos, participar de congressos de área com apresentações de trabalhos, resumos e artigos, fazem network com colegas de área, fora os ganhos para o currículo e a imagem profissional que um título de mestre e doutor proporciona, disse Marcio Luiz Correa Vilaça, coordenador e professor do PPGHCA.
O PPGHCA desenvolve ainda projetos de extensão, que procuram trazer benefícios para a comunidade do entorno, especialmente em Duque de Caxias. Eventos e escolas, cursos gratuitos e eventos que ocorrem na Unigranrio e são abertos ao público em geral são exemplos. Caso queira acompanhar as oportunidades do programa, siga a conta @PPGHCAUNIGRANRIO.
O programa está com processo seletivo aberto para mestrado e doutorado. As inscrições vão até 18 de fevereiro. Confira o edital em: https://portal.unigranrio.edu.br/ppghca/processo-seletivo