Em apenas dois meses de funcionamento, a Fazendinha do Autista, localizada no Parque Ana Dantas, em Xerém, já superou todas as expectativas. O espaço, que foi inicialmente planejado para atender 500 crianças com necessidades especiais, alcançou a marca de mais de 600 atendimentos e conta atualmente com 200 crianças na fila de espera.
O projeto, pioneiro no país, é voltado para a inclusão, o acolhimento e o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições neurodivergentes. A Fazendinha oferece um ambiente terapêutico em contato com a natureza, onde cada espaço é planejado para estimular o desenvolvimento social, motor, afetivo e cognitivo das crianças.
Segundo dados do IBGE 2022, divulgados em 2025, 1,3% dos residentes do estado do Rio de Janeiro é diagnosticado com TEA, o que representa cerca de 215 mil pessoas. Em todo o Brasil, são 2,4 milhões de diagnósticos, correspondendo a 1,2% da população.
HISTÓRIAS DE SUPERAÇÃO
Entre os atendidos, estão crianças e adolescentes que já apresentam avanços significativos em seu desenvolvimento. Paula Ribeiro, mãe de João Guilherme, 14 anos, autista não verbal, conta que encontrou na Fazendinha o suporte que precisava.
“Ele era atendido no projeto Equinovida desde os três anos. Com a ampliação, tivemos a oportunidade de continuar. O João faz várias terapias aqui e toda a evolução dele, mudanças de comportamento, é graças a elas. Agora tem a Terapia com Animais e a Musicoterapia que ele gosta muito. Aqui é tudo muito bom, incrível”, destacou.
Outra mãe, Bianca Vieira Laje, relata que o filho Pedro, de 11 anos, autista nível 2, encontrou na Fazendinha um espaço de acolhimento para toda a família. “Ele começou a ser atendido na Equinovida e na Fundec. Por questões médicas nos afastamos e agora voltamos com a Fazendinha do Autista, que é um grande presente que a região ganhou. Hoje ele faz Musicoterapia, Terapia com Animais, Psicopedagogia, Psicologia, Neuro e Nutricionista. O desafio é grande porque ele tem seletividade e compulsão alimentar, além da dificuldade de aprendizado, mas tenho certeza que com o tratamento vamos ter vitória”, disse.
CONTINUIDADE E AMPLIAÇÃO
A Fazendinha do Autista é fruto da parceria da Prefeitura de Duque de Caxias com o Parque Ana Dantas, que já mantém, há mais de 17 anos, o Complexo Equinovida – Centro de Equoterapia e Reabilitação para Crianças com Necessidades Especiais. Desde a inauguração, o Equinovida já realizou mais de 11 mil atendimentos de crianças de três meses a 13 anos de idade.
Com a Fazendinha, o município amplia a rede de cuidados e garante atendimento gratuito e especializado, reforçando o compromisso com a inclusão social, o desenvolvimento humano e o bem-estar das famílias.
FOTOS: Diogo Peres