Eventos promovidos pela Seeduc-RJ serão realizados em Mesquita e em Duque de Caxias, nos dias 27 e 29 de agosto, entre 10h e 15h
Para cada evento, estão previstas 30 atrações entre teatro, declamações, dança, exposições e oficinas, com público estimado em 300 pessoas
Estudantes das escolas estaduais de São João do Meriti, Mesquita, Nilópolis e Duque de Caxias participam, nesta semana, do Sarau Literário promovido pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ). As edições ocorrem em Mesquita, no dia 27 de agosto, na Vila Olímpica, e em Duque de Caxias, no dia 29, na Praça do Pacificador, sempre a partir das 10h. Cada evento reunirá mais de 30 atrações culturais, incluindo peças teatrais, declamações, danças, exposições e oficinas.
O Sarau Literário, aberto às famílias e à comunidade, terá um espaço de leitura e oferecerá distribuição gratuita de livros. Entre os destaques das escolas participantes está a apresentação teatral “Com quantos medos se aprende a voar”, interpretada pelos estudantes do Colégio Estadual Parada Angélica de Duque de Caxias. A encenação é inspirada na obra “Com quantas asas se faz um cachorro?”, da Coleção Literatura a Vapor, distribuída neste ano letivo aos estudantes. Já os alunos do Colégio Estadual Ana Neri, de Mesquita, farão uma declamação sobre as diversas fases e descobertas durante a vida, também baseados em “Com quantas asas se faz um cachorro?”,.
“O Sarau Literário é mais do que uma celebração cultural, é uma demonstração do trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido nas escolas para que o livro ocupe um lugar central no processo de aprendizagem. Quando os estudantes têm a oportunidade de transformar a leitura em expressão artística, como poesia, teatro ou dança, eles constroem sentidos, desenvolvem a criatividade e se reconhecem como sujeitos ativos na descoberta do mundo”, explica a subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel Abreu.
A iniciativa
O Sarau Literário está ocorrendo em todas as Diretorias Regionais da Seeduc-RJ. Ao todo, mais de 3,5 mil pessoas participaram das edições de São Gonçalo (Metropolitana II), Petrópolis (Serrana I), Niterói (Baixadas Litorâneas), Volta Redonda (Sul Fluminense), Natividade (Noroeste Fluminense), Campos dos Goytacazes (Norte Fluminense), Vassouras (Centro-Sul) e Nova Friburgo (Serrana II).
Os próximos eventos serão realizados nas cidades Nova Iguaçu (14 de novembro), Rio de Janeiro/Campo Grande (17 de novembro) e Rio de Janeiro/Parque Garota de Ipanema (25 de novembro).
De acordo com a superintendente pedagógica da Seeduc-RJ, Flavia Costa, os saraus estão levando a literatura para além dos muros da escola, envolvendo não apenas estudantes e professores, mas também famílias e a população da cidade. “A cada nova apresentação, percebemos como esse trabalho vai ganhando forma com a identidade dos projetos desenvolvidos nas escolas. Acreditamos que, ao chegar no fim do ano, teremos consolidado uma trajetória ainda mais sólida em torno da leitura”, destacou.
Distribuição de livros
O Sarau Literário integra o Programa Educação do Amanhã, da Seeduc-RJ, voltado à recomposição das aprendizagens. Os eventos dão protagonismo aos projetos desenvolvidos em sala de aula para estimular a leitura, habilidade reconhecida como ponto de partida para o desenvolvimento de competências essenciais, como interpretação, reflexão e argumentação.
No contexto da recomposição das aprendizagens, a leitura literária ocupa um lugar estratégico: por meio da coleção Literatura a Vapor, do Grupo Eureka, distribuída às escolas da rede estadual, estudantes e professores têm acesso a uma proposta híbrida — que reúne livros físicos, audiobooks, conteúdos digitais e materiais pedagógicos de apoio.
As obras disponibilizadas aos estudantes neste ano letivo foram “Com quantas asas se faz um cachorro?”, “Vasto mundo”, “Gandhi – minha vida é minha mensagem”, “Vozes livres” e “Quelé, a voz da cor”, que contribuem com as competências listadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“As obras foram cuidadosamente selecionadas para despertar o interesse dos estudantes. A leitura é o motor para o desenvolvimento do pensamento crítico e da expressão criativa, contribuindo de forma significativa para a retomada e o fortalecimento das aprendizagens nas escolas públicas”, afirma Malu Carvalho, especialista em leitura do Grupo Eureka.
No início do ano, centenas de agentes de leitura participaram de encontros pedagógicos. Esses profissionais têm como missão incentivar a prática da leitura entre os estudantes, ao promover atividades como rodas de leitura, clubes do livro e contação de histórias.