Wesley Teixeira: Juventude e Renovação na política

DUQUE DE CAXIAS

Wesley Teixeira, 30 anos, cria do Morro do Sapo em Duque de Caxias, se consolidou como uma das principais vozes da nova geração de lideranças políticas e sociais do Brasil. Suplente de deputado estadual pelo PSB-RJ e ex-candidato à prefeitura de Duque de Caxias, com mais de 23 mil votos, ele desafiou as famílias tradicionais da política local. Educador popular do Pré-Vestibular PerifaRio e coordenador do Instituto Ypykuera, Wesley articula fé, favela e justiça social a partir da Baixada Fluminense. Também integra a Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, a Coalizão Negra por Direitos e atua como diretor do PerifaConnection.

 

  • Jornal Imprensa:

Em 2026 você será candidato, a qual cargo e o que tem de diferente das últimas campanhas?

 Wesley Teixeira:

 Sou pré-candidato a deputado estadual. Em 2022 fui candidato a deputado estadual pela primeira vez, consegui 21.361 votos espalhados pelo Estado do Rio de Janeiro, ficando como primeiro suplente de deputado estadual do PSB, faltou pouco. Em 2024 fui candidato a prefeito pelo PSB, o que me tornou mais conhecido, consegui 23.329 desta vez só em Caxias. Esse crescimento me deixa mais confiante nesse ano de 2026.

  • Jornal Imprensa:

 A Baixada Fluminense é uma das regiões mais populosas do estado, mas hoje não tem nenhum deputado estadual de esquerda eleito na região na ALERJ. Como você analisa essa falta de representação?

 Wesley Teixeira:

 O campo progressista infelizmente no Brasil e no Rio também não tem se renovado, o poder financeiro de quem já possui mandato é grande, o que faz que seja muito difícil para novos nomes. Infelizmente a esquerda tem concentrado sua votação na Capital do Rio. Hoje temos outros candidatos e candidatas de esquerda na Baixada, mas que ficam limitados a ajudar na nominata, na Baixada inteira, sou sem dúvidas o único nome desse campo com condições eleitorais para vencer, além do André Ceciliano.

  • Jornal Imprensa:

 Wesley, você é pré-candidato a deputado estadual pelo PSB, como você vê o cenário eleitoral como um todo, as alianças e as disputas que estão postas?

 Wesley Teixeira:  O Rio de Janeiro há muitos anos é governado por uma quadrilha: ex-governadores e deputados presos ou inelegíveis, entre eles o ex-presidente da Alerj e pretensa continuidade de Claudio Castro. Nesse cenário Eduardo Paes conta com meu apoio, ele pode usar a experiência na capital para ajudar a Baixada em áreas fundamentais, como no combate à enchente ou no transporte público. Esse ano vamos votar também em 2 senadores. Já declarei meu apoio a Benedita da Silva, a única que foi governadora do estado e não foi presa. Em 2003 ela assinou a primeira Lei de Cotas no Brasil. Atuo nessa área a mais de 10 anos com pré-vestibular popular e já ajudamos mais de 300 pessoas a realizarem esse sonho, graças a essa lei. Também votamos para Deputado Federal, pretendo estabelecer boas parcerias com alguns deles, mantendo fiel aos meus princípios, mas dialogando com diferentes aspectos ideológicos, visando as pautas que podem nos unir e resolver problemas reais da população. 

  • Jornal Imprensa:

O que você pretende fazer em um futuro mandato?

Wesley Teixeira:  Sem mandato já fizemos muito: uma campanha de combate à fome na pandemia que atingiu mais de 40 mil famílias, aluguel social e casa para mais de 200 famílias, pré-vestibular popular com mais de 300 aprovados, com o mandato quero ir além!  Pretendo buscar junto ao poder executivo a melhoria do Transporte Público, tanto a melhoria do trem, quanto a ramais de BRT. Defender o combate a enchentes, obras de saneamento básico que gera emprego, evita doenças, e são um dos maiores riscos com as mudanças climáticas. Tenho estudado também as leis de incentivo à cultura e a economia criativa. A cultura tem o potencial de tirar um fuzil da mão de um jovem e colocar um instrumento, ela gera empregos e renda. Dos 117 projetos aprovados pelo ICMS em 2025, apenas 6 eram da Baixada, quero atuar chamando o setor privado e conectado aos movimentos culturais, para aumentar o fomento. Em 2027 será votada a continuação da Lei de Cotas na UERJ, precisamos manter e ampliar, o estudante de escola pública precisa estar automaticamente inscrito para a prova. Quem está no Cad Única ter garantido a isenção porque a burocracia não pode ser mais uma barreira. Fortalecer políticas de permanência, entre elas o passe-livre estadual para estudantes universitários, como já foi implementado no Rio na gestão de Eduardo Paes. 

  • Jornal Imprensa:

O que diferencia sua candidatura das demais?

Wesley Teixeira:  Acho que ser jovem e uma possibilidade de renovação. Ser um candidato da Baixada Fluminense com propostas bem elaboradas para nossa região, ter chances de vitória mesmo não pertencendo às famílias tradicionais da política. E vir da periferia, não ser um candidato ligado ao crime, o que na Baixada e no Rio de Janeiro, hoje, significa muita coisa. Também tenho a capacidade de dialogar com grupos que pensam de forma diferente para buscar soluções práticas. Sou de esquerda, mas sou evangélico raiz.