No último dia 18 de agosto, na Associação Comercial e Industrial de Duque de Caxias, Rute Alves tomou posse como presidente do diretório do Partido dos Trabalhadores/Duque de Caxias. O evento reuniu lideranças locais, estaduais e nacionais, movido pela emoção, o compromisso e a esperança na reorganização do partido no município.
Rute Alves disse que pode perceber um PT vivo e pulsante em Duque de Caxias e na Baixada Fluminense. “Com a presença de militantes históricos e lideranças da juventude, o que mostrou a força de uma construção coletiva, que vai muito além de uma candidatura ou de uma base que quer, mais do que nunca, ser protagonista e se sentir representada ao levar uma mulher negra da base para assumir a direção do partido”, analisou a presidenta.
Continuando Rute Alves ressalta que a noite teve uma marca especial: o apoio estratégico de Celso Pansera, liderança incontestável da política caxiense, com apoio e reconhecimento estadual e nacional. “Seu papel foi decisivo na vitória da chapa CNB Favela, que conquistou a confiança dos militantes e abriu um novo ciclo de reorganização partidária em Duque de Caxias. Celso Pansera tem assumido um importante papel na articulação e reorganização do campo da esquerda em todo o Estado do Rio de Janeiro. Sou-lhe grata e me senti honrada em assumirmos, juntos, o compromisso de reconstruir o PT em Caxias, fortalecendo nossa presença nos quatro distritos, nos sindicatos, nas associações de moradores, movimentos de mulheres, estudantes o nos coletivos e conselhos municipais”, destacou Rute.
O evento também foi prestigiado por importantes lideranças, reafirmando a relevância política deste novo diretório. Estiveram presentes a deputada estadual Zeidan; o presidente estadual do PT, Diego Zeidan, as membras do diretório estadual, Letícia Florêncio e Dany Carvalho; o presidente do PT da capital, Alberes Lima; além de presidentes municipais de PT de diversos municípios da Baixada Fluminense, como Anderson Avila, de Nova Iguaçu; Dr. Luiz Cláudio, de Mesquita; Sara Costa, Japeri; e diversos vereadores petistas, como Igor Menezes, de Belford Roxo; Dani Barros, de Japari, e Castelano, de Queimados.
Lideranças de outros partidos progressistas também marcaram presença, como Helenita, presidenta do PSOL de Duque de Caxias, e Alcimar Targino, presidente do PSB local, em um gesto de unidade democrática.
Em seu discurso, Rute Alves, destacou que esta não era uma vitória individual, mais coletiva. Foi, segundo ela, construída com o empenho dos coletivos Inovar, Rosa Zumbi, Juntos Venceremos, Luta e Resistência Socialista, além de inúmeras lideranças e militantes quer atuam nos bairros, sindicalistas e movimentos sociais “nossa palavra de ordem é clara: a base deve estar na liderança”, enfatizou.
Finalizando, Rute Alves disse que estava muito emocionada e convicta de que, com unidade, democracia interna e participação popular, seremos capazes de escrever um novo capítulo da história do PT em Duque de Caxias. “Como disse o presidente Lula no último Encontro Nacional do PT ‘os diretórios devem ser vivos, atuantes e organizados, para que estejam sempre a serviço do povo e da luta por um Brasil mais justo’ É este o caminho que nos propomos a seguir”. arrematou.