Mulheres negras se organizam na linha de frente pela justiça climática na Baixada Fluminense

NACIONAL

Encontro inédito reunirá lideranças negras para propor soluções sustentáveis e combater desigualdades socioambientais nos territórios periféricos

Como parte da programação da 13ª edição do Julho das Pretas, o “1° Encontro de Mulheres Negras na Linha de Frente da Ação Climática na Baixada Fluminense: diálogos e memória” acontece nesta sexta-feira (25/07), em Nova Iguaçu. O evento reúne mulheres negras com atuação no poder público, na sociedade civil e em movimentos sociais, com o objetivo de fortalecer redes femininas, trocar experiências e elaborar propostas de políticas públicas voltadas à justiça climática, equidade racial e de gênero.

Organizado pela Associação As Carolinas de Jacutinga, coletivo fundado por mulheres da Cooperativa de Trabalho e Coleta Seletiva de Mesquita (Coopcarmo), o encontro propõe um espaço de articulação entre mulheres que já atuam diariamente na linha de frente da luta socioambiental em seus territórios. Na Baixada Fluminense, os efeitos das mudanças climáticas evidenciam como a crise ambiental afeta de forma desigual as populações negras e periféricas.

O evento contará com a presença de diversas lideranças da região, que têm suas trajetórias marcadas pela atuação em áreas como agroecologia, políticas públicas, educação ambiental e assistência social. Entre as convidadas estão Hada Rúbia, fundadora da Coopcarmo; Adriana Santos, assessora da Superintendência de Sustentabilidade de Nova Iguaçu; Tayane Guedes, coordenadora de educação ambiental da Onda Verde; além de outras referências em planejamento de ações voltadas aos impactos da mudança climática.

Em sintonia com a ancestralidade e o legado da resistência negra na região, as participantes acreditam que a luta por justiça climática está diretamente ligada à luta por justiça racial. Para elas, escutar quem vive e transforma os territórios no dia a dia é essencial para construir soluções concretas e eficazes voltadas às comunidades mais impactadas.

Serviço:

Local: Espaço Quintal das Artes – Rua Getúlio Vargas, 51, Centro, Nova Iguaçu
Sexta-feira, 25/07, às 17h
Evento gratuito e sujeito à lotação
Inscrições: Sympla – 1° Encontro de Mulheres Negras

*Crédito da foto: Adriana Medeiros