Nosso entrevistado de hoje é Mário Pereira Lopes, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Nova Iguaçu. Primeiro secretário da pasta, ele assumiu o cargo recentemente em 01 de Abril, mas anteriormente já ocupava o cargo de Assessor de Desenvolvimento Econômico em Nova Iguaçu.
Empresário, vice-presidente da Associação Comercial de Nova Iguaçu e presidente do Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico da Baixada Fluminense, ele defende que toda a região tenha o reconhecimento por seu papel econômico e social no Estado do Rio de Janeiro.
Mário Lopes nos diz que o município de Nova Iguaçu tem o terceiro maior comércio do Estado do Rio de Janeiro e tem um polo gastronômico que é uma atração turística, gerando milhares de empregos e o desenvolvimento da cidade, formando um alinhamento de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. ” O prefeito Rogério Lisboa foi feliz quando fez a junção dos três segmentos na prefeitura ” definiu o secretário.
Sobre a pasta de trabalho, ele destaca a ação que estão realizando, fazendo um link com as empresas, onde quem está precisando de emprego e as empresas que são cadastradas, gerando assim mais de 400 postos de trabalho, isso porque a secretaria abrange o SINE. A secretaria tem tido sucesso com as iniciativas dos feirões de empregos, palestras de qualificação de mão-de-obra e preparação para entrevistas. No dia 22 de fevereiro foi realizado o I Fórum Regional de Turismo da Baixada Fluminense.
O secretário afirma que com o fim da pandemia de Covid-19, o desafio existe em todos os setores, tudo exige uma nova dinâmica, o trabalho off home, os serviços on-line, porém para ele a força do comércio presencial está viva e é preciso um novo engajamento para atrair o consumidor.
Quanto o Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico da Baixada Fluminense, Mário Lopes nos diz que todo o trabalho visa discutir as necessidades e o potencial da região, pois o Fórum é o órgão de interlocução da Baixada Fluminense e os Governos Estaduais e Federais. Em breve será realizado um Fórum de Desenvolvimento Econômico em Nova Iguaçu, reunindo lideranças estaduais e federais para a discussão da Baixada Fluminense enquanto uma região que tem se valor econômico e social no Estado do Rio de Janeiro.