A iniciativa é uma realização do Instituto Cultural Carta Magna da Umbanda
A Juventude de Terreiros da Baixada Fluminense realiza, no dia 21 de março, o Encontro da Juventude de Terreiros da Baixada Fluminense, das 9h às 15h, no Teatro Raul Cortez, localizado na Praça do Pacificador, em Duque de Caxias (RJ). O evento reunirá jovens de terreiros e lideranças religiosas dos 13 municípios da Baixada Fluminense, fortalecendo o diálogo, a troca de experiências e a articulação regional entre os povos de terreiro.
A data escolhida possui forte simbolismo histórico, cultural e político. O 21 de março marca o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, instituído pela Lei nº 14.519/2023, e também o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em memória ao Massacre de Sharpeville (1960), na África do Sul. A escolha da data reforça o compromisso do Encontro com a valorização da ancestralidade e o enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa.
O Encontro tem como principal objetivo fortalecer o protagonismo da juventude de terreiros, reconhecendo seu papel essencial na preservação das tradições afro-religiosas, na defesa da liberdade religiosa e na construção coletiva de estratégias de enfrentamento à intolerância religiosa, ao racismo e às violações de direitos que atingem os povos e comunidades tradicionais de matriz africana.















