Japeri adere ao Programa RJ Digital Municípios

JAPERI

prefeita assinou acordo de cooperação técnica para a implantação do SEI. A abertura e tramitação de processos administrativos poderão ser feitos eletronicamente

A prefeita de Japeri, Dra. Fernanda Ontiveros e o Secretário de Estado de Transformação Digital, Feu Braga, assinaram, na manhã desta quinta-feira, 23, na sede do Proderj, acordo de cooperação técnica para a implantação, no município, do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A ação acontece por meio do Programa RJ Digital Municípios,  que permitirá a abertura e tramitação dos processos administrativos de forma eletrônica, diminuindo a burocracia e facilitando a vida do cidadão.

Neste caso, podem ser requisitados processos de RH, decretos e leis, licenças de obra e ambiental,  de sindicância, auditoria disciplinar e pedidos de pagamento por parte de fornecedores, entre outras coisa.

De acordo com Feu, o SEI da transparência e autonomia a gestão. Ele contou que Angra dos Reis e Volta Redonda foram os primeiros municípios no Estado a aderirem ao sistema e que a prefeita está de parabéns por aceitar  a parceria.

“Estamos muito felizes por receber a prefeita de Japeri e muito confiante que essa implantação e a transformação digital vai trazer muitos ganhos lá para administração. Que seja o início de uma transformação na cidade. E  a gente tem certeza que a senhora vai fazer a diferença lá para o município”, falou o secretário.

Ele disse ainda que um dos segredos do programa é a cooperação entre os estados, governo federal e  a iniciativa privada e que a implantação  do SEI é o resultado disso. Contou  ainda,  que o sistema é o mesmo utilizado pelo Tribunal de Justiça  e do  Ministério Público.

Já a  Prefeita falou da importância da implementação deste tipo de tecnologia para Japeri.  “Estou muito feliz por poder participar desta pauta junto com o governo do Estado e usar uma ferramenta que vai dar mais transparência a gestão. Uma das coisas legais do Sei é que um processo pode ser visto simultaneamente, o que agiliza a tramitação”, explicou ela, que estava acompanhada do Procurador Geral do Município,  DR. Marcelo Moreira, que está participando da implantação.

Dr. Marcelo explicou  que o SEI é um sistema totalmente gratuito e  que os próximos passos são as capacitações.   “Então a gente terá economia de papel e maior eficácia e eficiência dos atos administrativos, porque absolutamente toda e qualquer pessoa poderá fazer requerimentos e acompanhar suas solicitações de qualquer computador com internet”, disse.

Também participaram do encontro, o vice-presidente do Proderj, Lúcio Camilo Pereira e Rodrigo Lopes Xavier.