Em recente entrevista ao Jornal Imprensa Dr. Dalmir Machado nos apresenta novos acontecimentos sobre a atual gestão do Conselho Municipal de Saúde. Vice Presidente desse Órgão, ele que está há mais de 40 anos atuando na área as saúde, diz que tem muita alegria e entusiasmo em trabalhar nesta área, principalmente no município de Duque de Caxias onde a atual administração com o Prefeito Washingthon Reis, que para ele, é um grande político que com sua visão brilhante tem feito um enorme investimento na área da saúde e Dr. Dalmir desafia que outro município do Estado do Rio de Janeiro tenha feito mais em investimentos do que Duque de Caxias em construção de hospitais e UBS – Unidades Básicas de Saúde.
Dr. Dalmir Machado nos fala que aconteceu recentemente na Câmara Municipal de Duque de Caxias a aprovação das atividades do Conselho Municipal de Saúde. O Dr.Daniel Puertas, o Secretário Municipal de Saúde; técnicos da mesma área; vereadores e o públiico em geral estiveram presentes. As atividades foram lidas em plenário e o Secretário de Saúde acompanhou e participou de todo o evento respondendo e tirando dúvidas sobre algumas questões. Essa apresentação pública das atividades desempenhas pela Secretaria Municipal de Saúde acontece quadrimensalmente, demonstrando de 4 em 4 meses, a atuação da área.
Nosso entrevistado, Dr. Dalmir, que estava presente neste encontro, foi citado e elogiado pelo seu trabalho no Conselho Municipal de Saúde, pelo Secretário de Saúde, Dr. Daniel Puertas, quando este agradeceu a presença de todos. Ele disse que “ Dr. Dalmir Machado tem nos ajudado muito com o trabalho que realiza no Conselho, cobra muito e tem feito muito nos ajudando”.
O que sempre bom de ser lembrado e Dr. Dalmir nos explica é que o Conselho de Saúde é um Órgão de caráter permanente e deliberativo, colegiado composto por representantes do governo, dos prestadores de serviços, dos profissionais de saúde e dos usuários do Sistema SUS, atuando na formulação de estratégias e no controle da execução da Política de Saúde do Município, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, de acordo com as leis do SUS.
Dr. Dalmir nos diz que a eleição para esse colegiado acontece de quatro em quatro anos, assim como a eleição para os cargos da Comissão Executiva do COMSADC, que são: Presidente, Vice Presidente, Primeiro e Segundo Secretários, Primeiro e Segundo Tesoureiros, Primeiro e Segundo Vogais e nenhum dos cargos do Conselho Municipal de Saúde são remunerados.
Sobre as decisões do Conselho, Dr. Dalmir informa que são tomadas em reuniões e elaboradas as atas com todas as decisões. Em reunião do Conselho foi decidido a construção das UBS Nair Borges Fernandes (bairro Figueira), UBS José Carlos Guianes (bairro Vida Cannã), UBS Fátima de Oliveira Thomáz (bairro Jardim Leal) e o Hospital Adão Pereira Nunes (Hospital de Saracuruna) foi municipalizado no dia 16 de fevereiro, com a resolução número 006/ CONSADC 2022.
A plenária do Conselho decidiu pela municipalização e o Hospital de Saracuruna continuará também atendendo pacientes de outros municípios da Baixada Fluminense, como sempre fez e continuará sendo referência em todo Estado do Rio de Janeiro. Para a aprovação das novas UBS , a Comissão do Conselho de Saúde esteve presente acompanhando a qualidade e o alto padrão das unidades, tendo certeza que seria entregue a população um trabalho funcionando integralmente, com excelente padrão de atendimento.
Finalizando, Dr. Dalmir diz que sua política na área de saúde, como Conselheiro e Cidadão e ser sempre a favor de todo e qualquer projeto que venha beneficiar o atendimento à população.