Demandas são referentes à infraestrutura, saúde, educação e segurança
Diversas indicações dos vereadores de Duque de Caxias foram lidas na sessão plenária de 23/10. Elas serão encaminhadas ao Executivo e demais órgãos para serem analisadas. Os pedidos são para melhorias na infraestrutura, saúde, educação e segurança.
O vereador Junior Uios (MDB) solicitou o levantamento das ruas, avenidas, travessas, alamedas e becos localizados no Parque Vila Nova que não possuem placas de denominações com os seus respectivos CEPs.
A presença do mamógrafo móvel por, no mínimo uma semana, na Praça Brasil, localizada na Avenida Gomes Freire, no Morro do Sossego, bairro Pantanal, foi a demanda apresentada pelo vereador Clovinho Sempre Junto (PDT) ao Governo do Estado.
Também para a área da saúde, a vereadora Delza de Oliveira (MDB) sugeriu à prefeitura que inclua o Campo do Tricolor, no bairro Centenário, no cronograma de visitação da Unidade Itinerante do Rio Imagem a fim de disponibilizar exames, diagnósticos, tomografias, ressonâncias, mamografia, ultrassonografia, raio-x, entre outros.
Com relação à infraestrutura, a vereadora Juliana do Táxi (PL) apontou a necessidade de recapeamento asfáltico, iluminação pública, limpeza com capina e varrição nas ruas Assis Valente, Carlos de Carvalho e Nabuco de Araújo, no bairro Beira Mar.
O vereador Catiti (PDT) pediu a implantação de sinalização viária em toda a extensão da Rua Risoleta Caetano, no bairro Parque Lafaiete. Marquinho Oi (União) indicou a construção de uma escola bilíngue de tempo integral no bairro Periquito. Michel Reis (SD) demandou ao Executivo a realização de mutirão de limpeza, incluindo capina e varrição, e pintura de meio-fio em toda a Avenida República do Paraguai, no bairro Sarapuí.
O pedido da vereadora Michele Tavares (PDT) foi para utilização de carro vacool a fim de limpar e desobstruir ralos e bueiros na Rua 14 de Julho, na Vila São Luiz. Saulo Henrique (PL) apontou para a implementação de manilhamento em toda a Rua Belo Horizonte, no Loteamento Vila Bonança, em Xerém. Já o vereador Vitinho Grandão (PL) solicitou a instalação de brinquedos adaptados e inclusivos para crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Praça São Bento, no bairro de mesmo nome, para disponibilizar espaço de lazer acessível e acolhedor.
E referente à segurança pública, a indicação de Marquinho Dentista (Republicanos) foi para a implantação do Modo Integrado de Segurança, no bairro Bar dos Cavaleiros.
Na tribuna, o vereador Valdecy Nunes (MDB) explicou a sua indicação para que o Executivo adote as medidas necessárias para viabilizar a implementação, no município, da Lei Nacional Complementar nº175/2020, que dispõe sobre as regras de transição da partilha de produtos de arrecadação de impostos sobre serviços de qualquer natureza. “Esta lei precisa ser implantada e fiscalizada com mais eficácia no nosso município. Temos alguns comerciantes e empresários que residem aqui e suas máquinas de cartões de crédito, por exemplo, cobram os impostos, mas os mesmos são pagos para outros municípios. Dessa forma, deixamos de arrecadar”, ressaltou o vereador.
Projetos aprovados
Na sessão plenária de 23/10, os vereadores também aprovaram, por unanimidade, e em dois turnos, dois projetos de lei. Um denominando equipamento público de Creche Municipal Kátia Núbia Reis de Oliveira, de iniciativa do vereador Junior Reis (MDB); e outro de autoria da Mesa Diretora, dispondo sobre as bases das contribuições previdenciárias dos servidores efetivos da Câmara de Duque de Caxias, alterando a Lei nº 3.525/2025 e a Resolução nº 2.129/2006.
E atendendo a solicitação do presidente Claudio Thomaz (PRD), a vereadora Delza de Oliveira, secretariando os trabalhos da Mesa Diretora, fez a leitura de projeto de resolução concedendo título e requerimentos consignando moções.
Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo















