Ação social conscientiza população no bairro da Jacutinga

MESQUITA

Organização foi da Assistência Social, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é em 18 de maio. Em alusão à data e à campanha “Faça Bonito”, que tem como objetivo sensibilizar, informar, mobilizar e chamar atenção sobre a importância de proteger o direito das crianças e adolescentes, a Subsecretaria Municipal de Assistência Social realizou uma ação social. A equipe levou serviços de assistência social aos moradores da Jacutinga, concentrando-se na Praça Antônio dos Santos.

Inscrição no Cadastro Único, isenção para documentos, habilitação para casamento, Vale Social, orientações da Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres e orientações do Conselho Tutelar foram alguns dos serviços oferecidos. A equipe contou também com a parceria da sociedade civil através do Centro Social Fusão. A colaboração foi fundamental na divulgação e mobilização da comunidade para participar da ação, visto que, aconteceu na área de abrangência da ONG.

Além disso, o grupo fez a técnica do tapete, com crianças desenhando uma flor, o símbolo da campanha “Faça Bonito”. A ilustração tem como objetivo lembrar um dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. Durante a atividade, foi abordada a temática do cuidado e da proteção na formação e no desenvolvimento pessoal. E realizada também atividade musical com as crianças, entrega de livros educativos e o incentivo a brincadeiras infantis.
Próxima Ação

A ação teve como objetivo aproximar a política de assistência da população, fortalecendo, assim, os vínculos com a própria comunidade e potencializando o acesso aos serviços socioassistenciais. “É muito importante que esse assunto seja ainda mais divulgado e alcance outros bairros. Então, escolhemos o dia 18 para dar início a uma programação com atividades e ações voltadas para a campanha ‘Faça Bonito’, que estarão acontecendo nessa segunda quinzena de maio nos CRAS e CREAS”, conta a subsecretária de Assistência Social, Mônica de Moraes Duriez. Além disso, no dia 25 de maio, a equipe estará novamente com a ação, desta vez na Praça Darcy Ribeiro, em Edson Passos.

Segundo Mônica, a proposta das atividades é informar a população sobre os canais de denuncia em caso de suspeita de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Nas ações, são distribuídos panfletos e cartilhas que ajudam a identificar se uma criança ou adolescente passa por essa violação e informam os canais de denúncias.

Maio Laranja
O dia 18 de maio foi determinado oficialmente como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pela Lei Federal 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, que foi sequestrada em 18 de maio de 1973 e teve o corpo encontrado seis dias depois, com sinais de violência e abuso sexual.

É para combater o abuso e a exploração sexual de menores que a campanha Maio Laranja é realizada no Brasil. Para isso, no entanto, é importante que as famílias das vítimas, a sociedade civil e o poder público se envolvam na discussão e em atividades que promovam esse assunto. A maioria das vítimas sequer tem a percepção do que é o abuso sexual e, geralmente, não é levada a sério quando sofre e relata algum desses crimes.