ABRACE- Associação Brasileira de Apoio a Criança Excepcional em Duque de Caxias necessita de maiores incentivos

DUQUE DE CAXIAS

A ABRACE em Duque de Caxias tem 40 anos de atividades. Inicialmente sob a direção da Sra. Vilma Cruz Medeiros, que faleceu em 2019 e desde então tem hoje a frente de sua administração a jovem Cláudia Correia de Oliveira, assistida diretamente por Elen Ângela Cidade da Silva.

O trabalho incansável da nova diretoria da instituição que atende a 70 crianças excepcionais, com autismo, paralisia cerebral e Síndrome de Down, hoje vive o grande desafio de ter as portas abertas, realizar o trabalho com as crianças especiais e conseguir aumentar o atendimento para uma fila de aproximadamente 100 crianças que aguardam a oportunidade de também serem atendidas.

Para Cláudia, que começou seu trabalho na instituição como voluntária, desde que assumiu a direção grandes desafios foram vencidos. “No início a ABRACE era um abrigo para crianças especiais, mas com as dificuldades tivemos que adaptar nossos serviços, ampliamos as instalações que eram bem precárias, conseguimos fazer significativas reformas, como a construção do muro da frente, já que víamos sendo assaltados constantemente e instalamos câmeras de segurança. Nós realizamos o serviço de assistência as 70 crianças com profissionais de psicopedagogia, fisioterapia e serviço social de acompanhamento das famílias. Uma vez por mês temos oficinas para as mães. Já tivemos oficinas de materiais sustentáveis, bijuterias e rodas de conversas. Mas infelizmente não tivemos condições de permanecer com a fonodióloga e a arteterapeuta, ambos serviços importantes para o desenvolvimento das crianças” definiu a presidente da ABRACE em Duque de Caxias.

Elen nos diz que a ABRACE é a única instituição em Duque de Caxias que atende ao público autista e crianças com necessidades especiais, com acolhimento as famílias.
“Nosso desafio hoje em dia é dar continuidade ao trabalho. Vivemos de doações esporádicas, não temos apoio dos governos municipal, estadual e federal. Somos certificados pela secretaria de Assistência Social de Duque de Caxias e outras instituições que comprovam que somos uma instituição idônea. Queremos atender todos os dias, mas infelizmente só conseguimos atender as segunda, terças e quartas-feiras” explicou a assistente.

A psicopedagoga Jaqueline Fernandes diz que “nosso trabalho visa desenvolver as habilidades cognitivas e motoras das crianças com algum transtorno de desenvolvimento, fazemos trabalhos manuais, de literatura, pinturas. As atividades escolares apenas não trazem resultados para o desenvolvimento das crianças especiais”, definiu a profissional.

Já a assistente social, Tatiane Nicolson nos diz que o seu trabalho na ABRACE é o serviço de convivência e fortalecimento do vínculo com as famílias, em especial com as mães. Trabalhos como oficinas dentro do tempo disponível das mães e a instituição”, explicou.

A ABRACE Duque de Caxias recebe doações financeiras, material de limpeza e alimentos.
Faça sua doação e colabore com as crianças assistidas pela ABRACE.
Siga a ABRACE pelas redes sociais.
Telefones: (21) 2673-1150
Para doações : Chave PIX 21. 973420452
Rua Mariz e Barros, 19, 25 de Agosto, Duque de Caxias- RJ
https://www.facebook.com/profile.php?id=100022943703051&mibextid=ZbWKwL
https://www.instagram.com/institutoabrace.rj?igsh=ZzVjeTFhdTRuYXhs