CAPS AD é revitalizado e reabre as portas em Mesquita

MESQUITA

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas passou por reforma e, agora, está pronto para atender dependentes químicos ou alcoólicos

Como uma nova forma de combate ao vício, a Prefeitura de Mesquita reinaugurou o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas. A reabertura do novo CAPS AD aconteceu nesta sexta-feira, 10 de dezembro, após a reforma do espaço. Agora, aqueles que forem considerados dependentes químicos ou alcoólicos podem procurar ajuda na unidade de 8h às 17h. Ela fica na Rua Egídio 786, na Vila Emil.

Assim como os demais CAPS da cidade, a unidade funciona com uma política de portas abertas. “Todos aqueles que quiserem atendimento e que têm algum problema com dependência, seja ela com álcool ou qualquer outra droga, serão recebidos e acolhidos”, disse a coordenadora de Saúde Mental de Mesquita, Márcia Cristina Bezerra.

Período de Obras

Cerca de 400 mesquitenses estão cadastrados na unidade e utilizam os serviços. Por isso, apesar das obras, os usuários do CAPS AD não deixaram de receber atendimento. Eles foram direcionados ao Centro de Atenção Psicossocial Tipo III Casa Azul, que recebe pessoas com transtornos graves.

O CAPS AD foi expandido. Agora, o local possui dois andares, com três consultórios e uma sala grande para as reuniões de grupo. Além disso, o CAPS conta com almoxarifado e dois banheiros, sendo um deles acessível. O projeto investiu, também, na construção de cozinha e de um espaço para as refeições diárias, que incluem café da manhã, almoço, desjejum e café da tarde.

Reinauguração

O CAPS AD já funcionava anteriormente na cidade. No entanto, a unidade não garantia a qualidade no atendimento devido às más condições do local. “Esse é um espaço muito importante na manutenção da saúde mental. Afinal, todos os lugares têm que dar respeito para as pessoas, sem distinguir público por cor, credo ou posses”, explica a supervisora clínica institucional do CAPS AD, Shirley Dilma.

Entre alguns dos serviços disponibilizados, estão oficinas terapêuticas, atendimento médicos clínicos e psiquiátricos e atendimentos em grupo. Além disso, os usuários recebem políticas assistenciais de redução de danos, que investem na minimização dos males causados pela dependência ao invés da abstinência total.

Para isso, a unidade conta com médico clínico, psiquiatra, psicólogos, assistente social, educador físico, técnicos de enfermagem, administrativos e agentes de serviços gerais. “Todos esses profissionais são treinados para acolher aqueles que chegam à unidade, principalmente porque têm envolvimento diário com os usuários. Por isso, é importante que todos tenham algum nível de instrução para lidar com o dia a dia do CAPS”, afirma Márcia Cristina.

Centros de Atenção Psicossocial

Mesquita possui também outros dois Centros de Atenção Psicossocial. São eles, o CAPS III Casa Azul, que presta atendimento 24 horas a pessoas com esquizofrenia, depressão grave, ideação ou tentativa de suicídio, transtorno de ansiedade grave e outros problemas de saúde mental; e o CAPS Infantil, que atende crianças e adolescentes com transtorno mental grave e persistente. Eles ficam, respectivamente, na Rua Tenente Aldir Soares Adriano 109, no Cruzeiro do Sul, e na Rua da Serra 677, em Santa Terezinha.

Há, ainda, o ambulatório de saúde mental Danilo Davi Santos Silva, que fica localizado na Rua João Pontes 188, também em Santa Terezinha.

FOTOS: JOÃO RODRIGUES