Vereadores aprovam projetos e enviam demandas à prefeitura de Duque de Caxias

DUQUE DE CAXIAS

Na tribuna, alguns destacaram obras e serviços importantes que estão sendo realizados no município

Três projetos de lei, sendo um de autoria do Executivo, foram aprovados em dois turnos na sessão plenária de 09/09 da Câmara de Duque de Caxias. De iniciativa dos vereadores, serão encaminhados ao prefeito Netinho Reis (MDB) para sanção, o PL de Alex Freitas (Republicanos) que dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Combate à Obesidade em Crianças e Adolescentes; e o de Leandro Enfermeiro (PRD) que institui o Dia Municipal da Mãe Atípica.

No Expediente do Dia, a pedido do presidente Claudio Thomaz (PRD), a vereadora Delza de Oliveira (MDB) que secretariou os trabalhos da Mesa Diretora, fez a leitura de diversas indicações solicitando obras e serviços para os quatro distritos do município e requerimentos concedendo moções. A vereadora também apresentou o projeto de lei dispondo sobre a criação do Programa de Saúde Dental para disponibilizar gratuitamente kits de higiene bucal nas escolas municipais.

Manifestações

Os vereadores de Duque de Caxias subiram à tribuna da Câmara para comentarem assuntos relevantes para o município. Leandro Enfermeiro justificou seu projeto de lei que institui no calendário municipal o Dia da Mãe Atípica a ser celebrado em 9 de janeiro. “Não será apenas um ato simbólico e sim, um chamado para a criação de espaços de escuta política e de apoio psicossocial, além de dar visibilidade e reconhecimento a essas mulheres”.

Moisés Neguinho (PP) ressaltou as suas indicações legislativas atendidas pela prefeitura, uma delas referente a uma barreira de contenção no bairro Jardim Gramacho que colocava a casa dos moradores em risco e afetava a mobilidade dos mesmos, e que foi solucionada. “Foi uma grande entrega. Isto mostra que o nosso trabalho na Câmara está saindo do papel”. Ele aproveitou o momento para reiterar outros pedidos. “É uma indicação para a construção de uma escola bilíngue no bairro Doutor Laureano. A mesma indicação faço para a Vila São Luiz”.

A vereadora Juliana do Táxi (PL) citou a reforma da Clínica da Família José de Freitas, na Vila Operária. “Foi totalmente reformada e reformulada com toda estrutura para proporcionar bem-estar à população”. Ela também fez pedidos ao Executivo para a área odontológica e falou do Tarifa Zero no Beira Mar que, em nove dias, transportou mais de 5.500 pessoas. Porém, o trajeto sofreu impasses com carros parados nas ruas e, com isso, a linha parou na sexta-feira (5) de fazer a rota total. “Mas hoje, andei com a Guarda Municipal e conseguimos solucionar o problema. O Tarifa Zero voltou a sua rota normal”.

O vereador Serginho (MDB) contestou o anúncio de licitação que a prefeitura pretende fazer para a contratação de agência de publicidade. “Vou pedir uma liminar para suspensão imediata para apurar a pertinência dessa contratação”, disse ele.

Junior Reis (MDB) explicou o procedimento da licitação. “Votamos o orçamento que é a peça mais importante que existe. Ele é uma expectativa de arrecadação e de gastos. Assim também são alguns contratos que não são específicos. É pago pelo que for usado. Temos que subir nessa tribuna para levar a realidade para a população”, enfatizou o vereador.

Alex Freitas concordou com Junior Reis sobre os serviços e obras que estão sendo realizados e os benefícios que têm trazido para os moradores de Duque de Caxias. Ressaltou que a Câmara é um ambiente democrático e que as críticas quando construtivas são importantes para dar direcionamento ao governo. “Entendemos que as pessoas aqui pensam diferentes, embora eu discorde de alguns pontos, mas vamos continuar nos dedicando a fazer o que é certo nesta Casa”.

O vereador Vitinho Grandão (PL) reforçou a fala de Alex Freitas e alertou que as críticas são bem-vindas quando apuradas com rigor. “Quando a gente vai falar de uma matéria ou de uma denúncia que chega, a gente tem que se debruçar e estudar”.

Sandro Lelis (MDB) destacou seu apoio ao governo municipal que tem se empenhado em ações relevantes para o município. “Reafirmo meu compromisso com a cidade de Duque de Caxias e com o prefeito Netinho Reis que tem se doado e se dedicado à população dos quatro distritos, ao lado dos deputados Gutemberg Reis, Rosenverg Reis e o sempre prefeito Washington Reis”.

Ele também comentou sobre a Casa da Família, em Imbariê, e a atuação da secretária de Gestão e Inclusão, Christina Barrichello. Demais ações de inclusão foram citadas como a Fazendinha do Autista, em Xerém, e a Casa do Autista que está sendo construída no Primeiro Distrito.

O vereador Sandro Lelis ainda citou os trabalhos das secretarias de Saúde, Educação e de Obras e chamou a atenção para a construção de mais cinco creches e escolas bilíngues no Terceiro Distrito e obras no Segundo Distrito. “Nosso governo é pautado em cima de muito trabalho, luta, entrega e conquistas para a população de Duque de Caxias”.

Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo