Rose Cipriano ingressa no PT em sua nova trajetória política

DUQUE DE CAXIAS

Personalidade reconhecida no município de Duque de Caxias, a militante política Rose Cipriano, começa agora uma nova trajetória filiada no PT – Partido dos Trabalhadores.

A luta política de Rose Cipriano sempre esteve voltada para o movimento sindical, além de sua atuação na educação, ativista do movimento negro, ela está desde 2019 no MNU – Movimento Negro Unificado, participando do pré vestibular para negros e carentes nos municípios de São João de Meriti e em Duque de Caxias, assim como na antiga FEUDUC e Unigranrio; integrante do Núcleo de Mulheres em Duque de Caxias e na Baixada Fluminense.

Quanto a sua saída do PSOL, partido que estava desde 2012, Rose classifica como o encerramento de um ciclo. “Durante esse tempo no PSOL grande parte foi para a construção do partido, onde me coloquei como um quadro político disputando três vezes eleições gerais. É preciso ter firmeza ideológica e pragmatismo e avançar”, analisa.

A seguir, ela nos diz que o PT em sua opinião é o partido de massa que mesmo enfrentando desafios é o que mais tem feito para a população brasileira, os mais pobres, mulheres, negros e todos os cidadãos com poucas oportunidades.

“Chegar num partido como o PT com correntes e campos políticos, mas com um laço no movimento social não é qualquer coisa. Chego com o Grupo Rosa Zumbi, ao lado de Rute Alves do Grupo Inovar e de Celso Pansera, com a expectativa de reconstruir o partido em Duque de Caxias e colocar o PT no cenário político da cidade”, define Rose Cipriano.

Em relação as suas atividades sociais, Rose Cipriano realizou no último dia 5 de julho na FEBF/UERJ – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, um encontro preparatório com 120 mulheres para a Marcha das Mulheres em Copacabana que será no próximo dia 27 de julho, com o Movimento Pelo Bem Viver e Reparação. O núcleo de mulheres negras que protagoniza a luta das mulheres no enfrentamento ao racismo, pelo acesso à saúde e o debate de políticas públicas, já que dia 25 de julho é o Dia da Mulheres Negra, americana e afro-caribenha.

Sobre Rose Cipriano, uma ativista política e social

Rose Cipriano tem 48 anos, é casada e moradora do bairro Jardim Primavera, em Duque de Caxias. Professora da Educação Básica, ela é concursada da Rede Municipal de Duque de Caxias desde 1997. Formada em Matemática pela FEUDUC- Duque de Caxias. Especialista em Educação Especial pela FEUDUC Mestre da UERJ – Relações Étnicos Raciais e Conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Duque de Caxias. Foi aluna do PVNC – Pré-Vestibular para Negros e Carentes, no Quilombo de São João de Meriti. Depois participou de algumas iniciativas de PVNC em Duque de Caxias, mas especificadamente na FEUDUC.

 Nasceu e morou na Vila Cruzeiro e Grotão no Complexo do Alemão e veio morar definitivamente em Caxias na década de 80, quando meu avô faleceu. Seus avós eram de Minas Gerais e vieram para Caxias para que seu avô trabalhasse na Fábrica Nacional de Motores. Filha de Maria do Carmo Cipriano Lapa, costureira e Roberto Francisco Lapa, sapateiro.

Entrou para direção do SEPE- Caxias -Sindicato dos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro em 2006, onde foi coordenadora geral. Em 2019 filiou-se ao MNU- Movimento Negro Unificado. Era filiada ao PSOL desde de 2012. Hoje atua no Setorial Nacional de Mulheres, Coordenação Estadual. Foi candidata pelo PSOL em 2014 e 2018 a deputada estadual. Depois 2016 e 2020 a vereadora com votações expressivas.

 Experiências pessoais.

Em 2018 participou do Documentário – Sementes – Mulheres Negras no Poder. No ano de 2019 foi selecionada para participar de um intercâmbio nos EUA com 5 mulheres negras. Em novembro de 2019, participou da Exposição Ilustres Anónimos que homenageou mulheres negras.  Além de também ser homenageada pela OAB/ Duque de Caxias e APPH CLIO- Associação de Professores Pesquisadores de História. Por sua trajetória de luta na educação e no movimento de mulheres recebeu em 2015 a Moção Honrosa do vereador Renato 5 (Município do Rio de Janeiro, em 2021 recebeu as Moções Honrosas da Mãe Data Thais Ferreira e Mandata Quilombo Vereadora Benny Bryioll.

Finalizando Rose Cipriano também participou no Curta Documentário Bomba Bakura, dirigido pelo professor Nielson Bezerra.

* Fotos eventos das mulheres :@charlie_onija