Vereadores de Duque de Caxias destacam ações dos 100 dias do governo municipal

DUQUE DE CAXIAS

Além das obras, foram citados programas importantes para o município, entre eles, o Jogue Limpo e o Abraço Mulher

Os 100 dias de governo do prefeito Netinho Reis (MDB) foram abordados pelos vereadores na sessão plenária da Câmara de Duque de Caxias, realizada no dia 10/04. Eles ressaltaram ações relevantes para o município, o que mudou nesse meio tempo, o que foi corrigido, o que avançou e o que começou a ser construído.

O vereador Leone (MDB) reiterou o compromisso do governo com as causas animal e autista, lembrando a aprovação dos projetos de lei que cria a Secretaria Municipal de Proteção Animal e o que isenta as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) do IPTU.

Também comentou sobre os programas Jogue Limpo e Abraço Mulher. “Vamos ter um espaço na nossa cidade para acolher as mulheres vítimas de violência doméstica. Ele vai ter todo o acolhimento e cuidados necessários com profissionais especializados”, disse Leone, ressaltando a lei do deputado Gutemberg Reis (MDB) sobre o uso de tornozeleira eletrônica por agressores de mulheres. A vereadora Delza de Oliveira (MDB) aproveitou a ocasião para fazer um pedido ao deputado: “que a tornozeleira seja na cor rosa para deixar bem evidente o agressor”.

Quanto ao Jogue Limpo, Leone explicou que ele será realizado nos bairros com mutirões de limpeza durante a semana. “Todos os bairros serão contemplados. A boa e verdadeira política é quando as suas ações realmente transformam a vida das pessoas”.

Juliana do Táxi (PL) fez uma ressalva. “Vai ser um gol de placa, mas se tiver fiscalização e se, realmente, as empresas grandes do município passarem a ser cobradas pelo lixo extraordinário, porque o mesmo caminhão está hoje recolhendo o lixo da minha casa e o do Mc Donald’s”.

O vereador Clovinho Sempre Junto (PDT) solicitou ao Executivo que leve com urgência o programa para o Pantanal e região. Já Catiti (PDT) pontuou que o Jogue Limpo é mais um projeto que dá visibilidade para o município. “O programa é voltado para a limpeza urbana, e os moradores que pagam os seus impostos, terão mais acesso aos serviços públicos”.

Catiti também chamou a atenção para as obras de canalização do Canal Caboclo, no bairro Engenho do Porto. “Estão construindo uma grande área de lazer em frente a UBS Nilza Maria Cardoso Rodrigues, dando dignidade e esperança aos moradores que, há mais de 50 anos, sonhavam com as obras”.

A vereadora Delza de Oliveira enalteceu a administração municipal pela atenção aos mais diversos setores. “Cem dias do prefeito Netinho Reis. Cem dias de intensos trabalhos”, disse ela, enumerando vários serviços, como: a abertura do Hospital do Coração, os mais de 42 mil quilômetros de asfalto, a implantação da iluminação de Led, o programa Tarifa Zero, e o anúncio de que Duque de Caxias terá um centro de distribuição da Shopee que deve criar cerca de dois mil novos postos de trabalho até o fim do ano.

O programa Abraço Mulher foi uma das pautas defendidas pelas vereadoras Delza de Oliveira e Juliana do Táxi. “Participei do evento Abraço Mulher. Muitas mulheres que sofrem agressões domésticas vão poder ser amparadas, abraçadas por profissionais e tudo o que for necessário”, disse Delza. “Eu acredito que, com a estrutura que nos foi apresentado, vão acontecer mais ações, porque a Secretaria da Mulher está estruturada”, apontou Juliana.

Confiante de que a atual gestão vai tirar do papel importantes obras, o vereador Moisés Neguinho (PP) reiterou uma indicação. “A cidade tem investido em diversas canalizações que vêm trazendo ótimos resultados.  Peço que dê mais agilidade à canalização do Canal Jacatirão que é projeto que pega desde o Doutor Laureano até o Sarapuí”.

O presidente em exercício, vereador Junior Reis (MDB), também enalteceu os 100 dias de governo do prefeito Netinho Reis. “Estou muito feliz porque foram 100 dias de muito trabalho. Tenho certeza que a população duquecaxiense também está feliz. Avançamos muito e o governo de Netinho Reis já mostrou para o que veio”. Junior Reis também enumerou várias obras e serviços finalizados e em andamento e citou que muitos projetos estão previstos para Duque de Caxias, inclusive, o do metrô de superfície na Baixada Fluminense e a linha de ônibus Xerém/Pavuna.

 

Transporte público

Os vereadores Catiti (PDT), Juliana do Táxi (PL) e Clovinho Sempre Junto (PDT) reiteraram o convite à população para que participe da audiência sobre o transporte público no município, no dia 16/04, às 14h, no plenário da Câmara.

“Os vereadores são abordados por conta do mau atendimento de algumas empresas de ônibus. Solicito ao secretário de Estado de Transporte o carinho especial com as tarifas das passagens, principalmente, as intermunicipais. A população merece um transporte decente com o preço justo”, disse Catiti.

A vereadora Juliana do Táxi falou da importância do debate, pois os moradores de Duque de Caxias estão insatisfeitos com o transporte público. “A falta de ônibus, ninguém aguenta mais. Convidamos o Ministério Público, o sindicato e todas as empresas que atuam na cidade”.

A precariedade dos serviços de algumas empresas deixa o vereador Clovinho Sempre Junto indignado. “Empresas ‘DesUnião’, Trell, que não têm capacidade de manter as linhas e atender a população, entrega para outra. A Santo Antônio, por exemplo, faz um bom trabalho na cidade.”, apontou ele.

Delza de Oliveira concordou com Clovinho. “A Santo Antônio está sempre com ônibus novos, fazendo seu trabalho, mantendo os horários. Temos que mudar muita coisa em Duque de Caxias, inclusive, com as empresas de ônibus”.

As presenças do Ministério Público e do Sindicato dos Transportes foram reforçadas como essenciais na audiência pública e o vereador Moisés Neguinho (PP) explicou o motivo: “para que não seja mais uma audiência pública na qual saímos sem resolver nada. Tenho certeza de que vamos sair desta com uma solução, com a colaboração dos vereadores e da população”.

O vereador Junior Reis afirmou que algumas empresas estão com os dias contados no município. “Vamos abrir várias licitações. Vamos abrir as portas para quem quer investir na nossa cidade. Vamos investir na modalidade urbana com qualidade”.

 

Chuvas

O vereador Clovinho Sempre Junto agradeceu o prefeito Netinho Reis pelo empenho e os trabalhos realizados no último final de semana, em decorrência das chuvas, no Pantanal. “Sofremos com a enchente na região e o prefeito deu todo o suporte”. Para Clovinho, se o prefeito está preocupado e atento, não se pode falar o mesmo do Governo do Estado. “Enquanto não formos atendidos, vamos subir aqui e pedir a canalização do Gaspar Ventura para a amenizar a dor dos moradores que perderam seus móveis, pessoas operadas atravessando na enchente”.

CER IV

Outra demanda de Clovinho Sempre Junto foi com relação ao CER IV que mudou a forma de atendimento e prejudicou muitas pessoas. “Abriu um sistema de ligação. Recebeu 11 mil ligações e não conseguiu atender a população. Hoje uma pessoa não consegue ir ao CER IV marcar uma consulta presencialmente”.

O vereador Michel Reis (SD) reforçou que o centro precisa de melhorias urgentes. “A gente ouve muita reclamação do que está acontecendo. Chegou a hora desta Casa se organizar junto à Comissão de Saúde e pedir um parecer da secretária porque do jeito que está não pode ficar”.

 

Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo