O Processo APELL-CE deu início, no dia 8 de março, a mais uma rodada de cursos, treinamentos e atividades gratuitas voltados à capacitação em segurança e resposta a emergências. Com 600 vagas preenchidas esse ano, os treinamentos oferecidos pela ASSECAMPE (Associação das Empresas de Campos Elíseos) e certificados pela EBRAV (Escola Brasileira de Voluntários) abrangem formações para bombeiros civis, socorristas, busca e salvamento, brigada ambiental e cuidadores de idosos.
As capacitações atendem tanto adultos quanto crianças e adolescentes a partir dos 7 anos, com carga horária entre 80h e 180h, distribuídas ao longo de 20 sábados. Além da qualificação técnica, o Processo APELL se destaca como um caminho de empregabilidade, com muitos alunos sendo contratados após a formação, especialmente nas áreas de bombeiro civil e socorrista. Neste ano, o curso de Brigadista Ambiental foi retomado após dois anos de pausa.
A Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, que contribui com 15% do financiamento do Processo APELL por meio da ASSECAMPE, reforça seu compromisso com a segurança e o desenvolvimento profissional da comunidade. É relevante informar que o Apell existe desde 2000 e a Braskem desde então é associada, e nesse período, até 2024, já foram formadas mais de 25 mil pessoas.
“A formação de profissionais qualificados em segurança e emergência fortalece a proteção da comunidade e amplia as oportunidades de inserção no mercado de trabalho. O Processo APELL é um exemplo de como a capacitação pode transformar vidas”, explica Alexandra Calixto Gioso, gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.
Com as turmas em andamento, os alunos seguem em formação, adquirindo conhecimentos essenciais para atuar na prevenção e resposta a emergências. A iniciativa reforça a importância da capacitação profissional para a segurança da comunidade e para a criação de novas oportunidades no mercado de trabalho.
“A ASSECAMPE considera muito importante a participação ativa da associada Braskem no Processo APELL-CE e em várias iniciativas em favor da população do entorno do polo petroquímico de Duque de Caxias”, destaca Jorge Rezende Soares – Diretor Executivo da ASSECAMPE.