Secretaria de Assistência Social de Duque de Caxias se mobiliza para atender a população

DUQUE DE CAXIAS
Janyr Menezes com as Subsecretárias de Assistência Social, Aline Ribeiro e de Direitos Humanos, Andreia Santos

Com as fortes chuvas que ocorreram no Estado do Rio de Janeiro,no município de Duque de Caxias a população também sofreu as consequências das inundações. Diante dos problemas que apresentavam, a secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias se mobilizou rapidamente para prestar os serviços necessários para a população. Numa entrevista exclusiva com o secretário da pasta, Janyr Menezes temos um demonstrativo dessas ações.

1) Quais as ações mais imediatas que a secretaria desenvolveu nestes últimos dias sobre a questão das enchentes em Duque de Caxias?

Janyr Menezes, em solenidade, ao lado do prefeito de Duque de Caxias, Wilson Reis

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Direitos Humanos, em parceria com a Defesa Civil, instalou pontos de apoio nas áreas mais afetadas. Nesses locais, inicialmente foram enviadas refeições para as famílias, além de água potável, cesta básica e demais suprimentos. Desde o primeiro dia de enfrentamento das enchentes, a secretaria realizou a coleta de dados para cadastro no programa Recomeçar. O Restaurante do Povo também ficou aberto no domingo (14), de forma emergencial, para atender às famílias. Nas comunidades adjacentes ao centro do município também foram distribuídas refeições e água.

2) Foi realizado um trabalho de habilitação de documentos para as pessoas que foram atingidas pelas enchentes. Como foi realizado esse serviço?

Na última sexta-feira (19), em parceria com o governo do estado, foi realizado o mutirão do programa RJ Para Todos. A ação teve por objetivo levar serviços como: identidade, isenções para certidões de nascimento, casamento e óbito, habilitação para casamento, orientação aos direitos do consumidor, cartório, sub-registro, Defensoria Pública, entre outros, para as pessoas do município que foram atingidas pelas fortes chuvas dos dias 13 e 14 de janeiro. Além disso, o Conselho Tutelar Itinerante estaciona, semanalmente, em diferentes bairros dos quatro distritos, garantindo cidadania à população. No trailer, são realizadas isenções de documentos, casamento gratuito, encaminhamento para o Cadastro Único e, ainda, acompanhamento psicossocial, legalização de guarda e orientações sociais. A Secretaria possui, além da sede, outros pontos para o registro civil, em Imbariê, Saracuruna e Xerém, e o Poupa Tempo, localizado no Caxias Shopping.

3) Ainda sobre a questão dos documentos, a secretaria tem recebido em sua sede pedidos da população?

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos tem um cuidado diário com os assistidos e, para isso, conta com uma equipe integrada no que compete ao atendimento. Na sede, é possível emitir a carteira de identidade, bem como obter isenções para certidões (óbito, casamento e nascimento).

4) Existe algum local onde as pessoas possam doar mantimentos e produtos de limpeza para a população afetada pelas enchentes?

As pessoas podem fazer doações na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social de Direitos Humanos, que fica localizada na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, 1618, Jardim 25 de Agosto, ou nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), que estão espalhados pelos quatro distritos do município.