Governo do Estado envia homens e máquinas para limpeza de cidades da Baixada Fluminense

NACIONAL

Secretário Rogério Brandi visitou áreas afetadas pelo temporal e reuniu-se com secretários municipais para definir ações futuras

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra), está participando ativamente da limpeza das cidades da Baixada Fluminense, afetadas pelas chuvas do final de semana. Em Nova Iguaçu são 50 homens e 30 homens em Queimados, além de máquinas pesadas e caminhões

Junto com representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Cedae, técnicos da Seinfra visitaram diversos pontos afetados, como o Canal do Capenga, em Nova Iguaçu. Os profissionais avaliam a necessidade de intervenções emergenciais, com contenção de encostas, drenagem e recuperação da galeria pluvial, como forma de evitar o desabastecimento de água na Região Metropolitana.

– A determinação do governador Cláudio Castro foi de mantermos contato permanente com os municípios afetados pelas chuvas, para ajudarmos no que for possível. Estamos trabalhando na limpeza das ruas e desobstrução das redes de drenagem, para escoar a água das ruas e permitir que a cidade possa se reorganizar – afirmou o secretário de Infraestrutura e Obras, Rogério Brandi.

Acompanhado do secretário de Obras de Nova Iguaçu, Fernando Ortiz, Brandi foi a vários pontos onde as chuvas foram mais intensas. Ele aproveitou para discutir a importância de se desenvolver um projeto definitivo para o Rio Botas, visando o fim das enchentes na região. Já em Queimados, com a secretária municipal de Obras, Cristina Remann, discutiram formas de atender as necessidades do município após as chuvas. Além de se comprometer a mandar equipamentos, o secretário garantiu também o envio de escória para as vias mais prejudicadas pelo temporal, que estavam sem condição de circulação de veículos e ônibus.