*Jonatas Nascimento
A cidade de Magé viveu um momento histórico na noite do último dia 7 de novembro, quando, em sessão solene, realizada na Câmara Municipal da cidade, foi fundada oficialmente a Academia Mageense de Letras e Artes (Amla). Evento que culminou na posse de 20 acadêmicos, os quais passaram a representar a intelectualidade e a produção cultural do município.
A nova Academia surge em virtude da descontinuidade da antiga instituição fundada em 1989, a qual deixou de exercer suas atividades publicamente.
No ato de posse, o Presidente eleito Pr. Dr. Ailton Bezerra leu uma mensagem que expressava de forma clara que a criação da Amla em momento algum se deu com o intuito de substituir a Academia Mageense de Letras. Ele ainda se colocou à disposição dos membros da extinta e supracitada agremiação.
Com isso, escritores, professores, artistas e agentes culturais mobilizaram-se para restaurar esse importante espaço de conhecimento e preservação da memória cultural mageense.
A cerimônia reuniu grande público e contou com a presença de autoridades locais, representantes de outras cidades e até de outros estados, reforçando a relevância do evento como um instrumento de propagação do legado artístico-criativo da região. Durante a solenidade, foram empossados os 20 acadêmicos fundadores, os quais assumiram oficialmente o compromisso de promover ações literárias e artísticas, incentivar novos talentos e fortalecer a identidade cultural de Magé.
A primeira diretoria da Amla concedeu, por intermédio de votação democrática, o cargo de presidente a Ailton Florêncio Bezerra, a função de secretário a Vinicius Rosa Lourenço e a responsabilidade de tesoureiro a José Roberto Abelleira Rivas.
Além da diretoria executiva, a Academia também escolheu seu presidente de honra: Ailson Cardoso de Oliveira; reconhecido por sua trajetória cultural e contribuição significativa para a literatura e as artes no município.
Dentre as muitas figuras ilustres presentes na solenidade, merece destaque especial a participação da professora Ivone Boechat; educadora, escritora, palestrante e fundadora da Academia Virtual Mageense de Ciências, Letras e Artes. Importante figura no município, reconhecida por sua extensa trajetória de dedicação à educação e à cultura, Ivone soma décadas de atuação em projetos pedagógicos, literários e sociais, responsáveis por influenciar positivamente gerações de cidadãos mageenses.
A criação da Academia Mageense de Letras e Artes representa um marco renovador, justamente por buscar o resgate do legado histórico deixado pela instituição anterior e por inaugurar um novo ciclo de produção e valorização artístico-cultural em Magé. Escritores, poetas e artistas celebraram essa robusta conquista de cunho pessoal-curricular e também coletivo, sinalizando que a cidade inicia agora um novo capítulo de incentivo à cultura, educação e memória.
Relação dos acadêmicos fundadores: Ailson Cardoso de Oliveira, Ailton Florêncio Bezerra, Ana Cristina Clementino da Costa Santos, Ezequiel Rodrigues Lima, Francisco Miguel da Silva Filho, Joanadark Vieira de Souza Rites, Jonas Ramos de França Barbosa, Jonatas de Souza Nascimento, Jorge Luís dos Santos Lacerda, José Roberto Abelleira Rivas, Luciana Fernandes Moté Brito, Luciano de Oliveira Ribeiro, Lucimar Felisberto, Luiz Eduardo dos Santos Lourenço, Michelle da Silva de Carvalho Ribeiro, Paulo Soares da Silva, Pedro Durval da Silva, Sidnei de Souza Lima, Vinicius Rosa Lourenço e Wellington Alves Toledo.















